Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o novo ministro Gustavo Feliciano - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o novo ministro Gustavo Feliciano - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse, nesta terça-feira (23), ao novo titular do Ministério do Turismo, Gustavo Feliciano. Natural da Paraíba, ele passa a ocupar o cargo anteriormente exercido por Celso Sabino.

A saída de Sabino ocorreu após articulações de um grupo de deputados federais da base governista ligados ao União Brasil, legenda responsável por sua indicação ao ministério e da qual ele acabou sendo desligado. A movimentação resultou na mudança do comando da pasta.

Gustavo Feliciano é filho do deputado Damião Feliciano (União-PB), líder da bancada negra na Câmara dos Deputados, e mantém proximidade política com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). O próprio Motta confirmou ter tratado da indicação diretamente com o presidente Lula.

Setores da direção nacional do União Brasil que fazem oposição ao governo federal atribuem a articulação exclusivamente a Hugo Motta. Segundo essas lideranças, o deputado busca estreitar laços com o Palácio do Planalto visando o cenário eleitoral de 2026, quando pretende apoiar a candidatura do pai, Nabor Wanderley, ao Senado.

A cerimônia de posse foi realizada no Palácio do Planalto e contou com a presença de Hugo Motta, além de parlamentares do União Brasil, PP e PSD. O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), também participou do evento.

A indicação de Feliciano partiu de uma ala do União Brasil na Câmara interessada em alinhar-se politicamente ao presidente Lula nas disputas regionais de 2026. Em contrapartida, conforme relatos, os parlamentares se comprometeram a apoiar pautas do governo no Congresso Nacional.

Durante o discurso de posse, o novo ministro agradeceu publicamente às lideranças do União Brasil responsáveis por sua indicação e fez menção especial a Hugo Motta. Ao falar sobre sua atuação à frente da pasta, Feliciano destacou a importância dos investimentos no setor turístico e defendeu que o turismo seja acessível a toda a população.

“O turismo precisa ser democrático. Felicidade e alegria não podem ser privilégio social. Quanto mais turismo, mais igualdade, mais emprego e mais geração de renda”, afirmou.

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.