Paraibana Michelle Ramalho entra na chapa de Samir Xaud e pode se tornar a primeira vice-presidente mulher da CBF
Michelle Ramalho foi anunciada como integrante da chapa liderada por Samir Xaud para a presidência da CBF - Foto: Divulgação

A presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho, está prestes a escrever um capítulo inédito na história do futebol brasileiro. Anunciada como integrante da chapa liderada por Samir Xaud para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Michelle poderá se tornar a primeira mulher a ocupar uma das vice-presidências da principal entidade do esporte no país.

O registro da chapa foi oficializado nesta semana, e Ramalho foi a primeira convidada por Xaud para compor o grupo de oito vice-presidentes. Atualmente, ela é a única mulher entre os 27 presidentes de federações estaduais que integram a estrutura da CBF.

Em entrevista à jornalista Alicia Klein, do UOL, a dirigente paraibana celebrou o feito e destacou a importância da representatividade feminina no cenário esportivo:

“Estou muito feliz por fazer parte desse momento de renovação, que não acontece só nas palavras. Xaud reconhece a importância das mulheres na chapa e sei da minha responsabilidade em abrir espaço para outras também. Sejam diretoras, presidentes de clube, afinal sabemos quantas mulheres competentes há neste espaço”, afirmou.

Michelle também abordou o histórico de exclusão das mulheres nos bastidores da CBF e reforçou que sua presença no alto escalão representa apenas o começo de uma transformação necessária:

“Não tem cabimento, em 2025, com a aproximação da Copa do Mundo de 2027 e o crescimento do futebol feminino, ter um ambiente só masculino na CBF. Queremos mais mulheres em posição de gestão. Por isso, a importância de eu estar neste cargo eletivo, levantando esta bandeira”, destacou.

Embora a data da eleição ainda não tenha sido definida, a formação da chapa de Xaud já movimenta os bastidores do futebol brasileiro. Caso a vitória se concretize, Michelle Ramalho marcará a história da CBF como a primeira mulher a ocupar uma vice-presidência, um passo significativo para a ampliação da representatividade feminina no esporte.

CHAPA

A Comissão Eleitoral e Apartada da CBF registrou nesta domingo, 18 de maio, a inscrição da chapa “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, encabeçada pelo candidato à Presidência Samir Xaud, acompanhado por oito Vice-Presidentes:

  1. Ednailson Leite Rozenha
  2. Fernando José Macieira Sarney
  3. Flavio Diz Zveiter
  4. Gustavo Dias Henrique
  5. José Ivanildo da Silva
  6. Michelle Ramalho Cardoso
  7. Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul
  8. Rubens Renato Angelotti

 

O registro da chapa foi subscrito por 25 Federações e 10 Clubes das Séries A e B:

Federações: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, TO

Clubes: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.

O prazo para registro de chapas encerra-se no dia 20 de maio.