
A presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho, está prestes a escrever um capítulo inédito na história do futebol brasileiro. Anunciada como integrante da chapa liderada por Samir Xaud para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Michelle poderá se tornar a primeira mulher a ocupar uma das vice-presidências da principal entidade do esporte no país.
O registro da chapa foi oficializado nesta semana, e Ramalho foi a primeira convidada por Xaud para compor o grupo de oito vice-presidentes. Atualmente, ela é a única mulher entre os 27 presidentes de federações estaduais que integram a estrutura da CBF.
Em entrevista à jornalista Alicia Klein, do UOL, a dirigente paraibana celebrou o feito e destacou a importância da representatividade feminina no cenário esportivo:
“Estou muito feliz por fazer parte desse momento de renovação, que não acontece só nas palavras. Xaud reconhece a importância das mulheres na chapa e sei da minha responsabilidade em abrir espaço para outras também. Sejam diretoras, presidentes de clube, afinal sabemos quantas mulheres competentes há neste espaço”, afirmou.
Michelle também abordou o histórico de exclusão das mulheres nos bastidores da CBF e reforçou que sua presença no alto escalão representa apenas o começo de uma transformação necessária:
“Não tem cabimento, em 2025, com a aproximação da Copa do Mundo de 2027 e o crescimento do futebol feminino, ter um ambiente só masculino na CBF. Queremos mais mulheres em posição de gestão. Por isso, a importância de eu estar neste cargo eletivo, levantando esta bandeira”, destacou.
Embora a data da eleição ainda não tenha sido definida, a formação da chapa de Xaud já movimenta os bastidores do futebol brasileiro. Caso a vitória se concretize, Michelle Ramalho marcará a história da CBF como a primeira mulher a ocupar uma vice-presidência, um passo significativo para a ampliação da representatividade feminina no esporte.
CHAPA
A Comissão Eleitoral e Apartada da CBF registrou nesta domingo, 18 de maio, a inscrição da chapa “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, encabeçada pelo candidato à Presidência Samir Xaud, acompanhado por oito Vice-Presidentes:
- Ednailson Leite Rozenha
- Fernando José Macieira Sarney
- Flavio Diz Zveiter
- Gustavo Dias Henrique
- José Ivanildo da Silva
- Michelle Ramalho Cardoso
- Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul
- Rubens Renato Angelotti
O registro da chapa foi subscrito por 25 Federações e 10 Clubes das Séries A e B:
Federações: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, TO
Clubes: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
O prazo para registro de chapas encerra-se no dia 20 de maio.