Central Estadual de Transplantes realizou, na noite dessa terça-feira (25), a 15ª captação de coração em 2025, resultado que representa um incremento de 25% nas doações do órgão na Paraíba em relação a 2024
Transplante de coração

A Central Estadual de Transplantes realizou, na noite dessa terça-feira (25), a 15ª captação de coração em 2025, resultado que representa um incremento de 25% nas doações do órgão na Paraíba em relação a 2024, quando foram registrados 12 procedimentos.

O doador era um homem de 28 anos, internado na UTI do Hospital de Trauma de Campina Grande desde 19 de novembro, após sofrer politraumatismo e um grave traumatismo cranioencefálico (TCE). Esta foi a segunda doação em menos de uma semana. A anterior ocorreu no dia 21, quando um doador de 30 anos teve coração, fígado, rins e córneas destinados a pacientes em lista de espera. Esse caso também possibilitou o primeiro transplante cardíaco pediátrico do estado, beneficiando um adolescente de 14 anos.

O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, destacou que o crescimento dos indicadores é resultado do fortalecimento da política estadual de transplantes. “Esse avanço demonstra a confiança das famílias no nosso trabalho e reforça o empenho de toda a rede de saúde em salvar vidas. É fruto das capacitações constantes e da qualificação das equipes em todas as regiões. Um exemplo disso é o Sertão, que neste ano realizou sua primeira doação de múltiplos órgãos e sua primeira doação de coração, viabilizada pelo transporte aeromédico”, declarou.

Além do coração, a família autorizou a retirada do fígado, dos rins e das córneas. Com a doação, seis pessoas foram contempladas e deixaram a lista de espera.

O coração foi o primeiro órgão captado e seguiu imediatamente para João Pessoa, sob escolta da Polícia Rodoviária Federal, para ser transplantado em uma paciente de 31 anos. Os demais órgãos foram destinados a receptores prioritários.

A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, reforçou a relevância da conscientização familiar no processo. “Os resultados alcançados mostram como o diálogo e a sensibilização fazem diferença. Em um momento de dor, as famílias dizem ‘sim’ à vida. Cada autorização demonstra confiança no nosso trabalho e confirma que a doação de órgãos é um gesto de amor que continua salvando vidas diariamente”, afirmou.

Em 2025, a Paraíba já contabiliza 41 doações de múltiplos órgãos e tecidos, além de 220 transplantes realizados. Ao todo, 804 pacientes ainda aguardam na fila estadual.

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.