O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Nominando Diniz, anunciou nesta sexta-feira (13), durante entrevista ao jornalista Clilson Júnior, da Arapuan FM, que irá se aposentar no mês de março. A decisão antecipa em três anos sua aposentadoria compulsória e resultará na abertura da segunda vaga no colegiado da Corte.
Desde 2024, o próprio conselheiro já admitia a possibilidade de encerrar suas atividades antes do prazo previsto. Agora, a confirmação oficial intensifica as articulações políticas e administrativas nos bastidores do Estado.
Com longa trajetória na vida pública, Nominando Diniz construiu destaque como deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, sendo reconhecido pela habilidade de diálogo com diferentes grupos políticos, tanto da base governista quanto da oposição. O perfil conciliador, inclusive, faz com que seu nome seja lembrado em possíveis composições eleitorais futuras.
A saída do conselheiro amplia o número de vagas em aberto no TCE-PB. Isso porque o posto anteriormente ocupado por Fernando Catão, que se aposentou compulsoriamente no ano passado, ainda não foi preenchido. Dessa forma, caberá à Assembleia Legislativa indicar dois novos integrantes para o Tribunal, por meio de votação em plenário.
Entre os nomes apontados como possíveis indicados está o atual secretário de Infraestrutura do Estado, Deusdete Queiroga, que, caso seja escolhido, precisará passar pela análise e aprovação dos deputados estaduais.
