Sessão solene prestou homenagem aos vereadores da atual Legislativa e ex-vereadores de Santa Luzia

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santa Luzia (CMSL) realizou a primeira sessão solene para celebrar o “Dia do Vereador” de sua história, na noite deste domingo (1º), na Loja Maçônica da cidade, local de funcionamento temporário dos trabalhos durante a reforma da sede do Poder Legislativo. Na oportunidade, foram homenageados todos os 11 vereadores que compõem a atual Legislatura da CMSL e 127 ex-parlamentares (veja a relação ao final da matéria) que já passaram pela Casa Dr. Francisco Seráphico da Nóbrega Filho.

A sessão teve início com a exibição de um documentário histórico sobre o Poder Legislativo de Santa Luzia. Nas imagens, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Luzia (IHGSL), Renato Medeiros, explicou que a Câmara Municipal de Santa Luzia foi criada primeiramente como conselho municipal em 1872, ano em que aconteceu as eleições para os sete primeiros representantes do povo.

As imagens ainda demonstraram a construção da atual Sede da Câmara Municipal, ainda identificada como Paço Municipal, no ano de 1874, para receber o ainda conselho municipal até a consignação do atual formato de câmara municipal, após a Revolução de 30.

O documentário ainda expôs os depoimentos dos 11 vereadores que compõem a atual Legislatura da CMSL: Milton Lucena, Galvincio, Petrônio Rocha, Hianna Nóbrega, Tibério Gambarra, Thiago Araújo, Flávio Marinho, Ricardo Morais, Professor Félix Júnior, Hominho e Netto Lima.

HOMENAGEM JUSTA

O presidente Netto Lima destacou a importância de celebrar a primeira sessão solene de 2023 em homenagem aos atuais vereadores e aos que já contribuíram com o Poder Legislativo santaluziense. “Esta Casa está dando vez e voz àqueles que trabalham e que tanto trabalharam em favor do desenvolvimento de Santa Luzia, e em favor da nossa população”, disse.

Netto Lima ainda citou as melhorias empenhadas pela gestão do biênio 2023-2024 na Casa Dr. Francisco Seráphico da Nóbrega Filho. Entre eles, a implantação do Sistema Eletrônico de Votação; a reforma da sede administrativa do Poder Legislativo; a digitalização de toda a documentação da CMSL; e a valorização de funcionários, com o pagamento de vencimentos acima do mínimo nacional.

“Isso é uma demonstração de responsabilidade, de probidade com a coisa pública. O dinheiro público nem se devolve e nem se desvia, ele tem que ser aplicado para melhorar a estrutura, melhorar o funcionamento e o atendimento não só para os funcionários que compõem a Casa, mas para a população que acompanha o trabalho do Poder Legislativo, que deseja soluções mais céleres e eficazes em favor das suas necessidades”, disse Netto.

E, o presidente da CMSL complementou destacando a importância da celebração pelo Dia do Vereador. “Fico muito feliz em proporcionar esse dia festivo para todos aqueles que fizeram parte da nossa história, que aprovaram Leis, que trabalharam muito por Santa Luzia, e que muitas vezes não são devidamente reconhecidos. Era de extrema necessidade realizar essa pequena e justa homenagem em nome do Parlamento Municipal”.

DISCURSOS

O vice-prefeito de Santa Luzia, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega (Chicão), representou o prefeito José Alexandre de Araújo (Zezé), um dos homenageados, e destacou a importância do trabalho dos vereadores e da Câmara Municipal de Santa Luzia em favor da democracia e da garantia de direitos da sociedade.

“Essa Casa tem o nome de meu pai, Francisco Seráphico da Nóbrega Filho, deputado durante três mandatos. Quando venho a esta Casa, me sinto feliz, porque esta é a Casa da Democracia, que lembra muito o meu Pai”, disse Chicão, que complementou: “Esta Câmara tem um alto conceito junto à sociedade de Santa Luzia, porque esses vereadores e ex-vereadores sempre evitaram que as paixões partidárias influenciassem suas votações, e isso é muito importante. Houveram discussões políticas, mas na hora de votar, decidiram pelo que é bom para o povo, porque esta é a Casa do diálogo, e isso é fundamental para a política porque se busca consenso para melhorar a qualidade de vida do povo”.

Convidada especial, a presidenta da Câmara Municipal de Patos, Tide Eduardo, falou da alegria em participar da sessão solene. “Parabenizo o presidente Netto Lima pela propositura destas homenagens. Acredito que esta sessão pelo ‘Dia do Vereador’ sirva de exemplo para as demais Câmaras Municipais. É importante para nós, parlamentares, essa união de forças dentro do parlamento. Podemos pensar grande, de forma coletiva, em favor dos anseios do povo. Sempre que for preciso, a Casa Juvenal de Sousa estará aberta para receber os colegas da Câmara de Santa Luzia”, pontuou.

O ex-vereador José Neves, mais conhecido como “Nêgo Boca” elogiou a Mesa Diretora pelo reconhecimento, sobretudo, em favor do trabalho e da memória de ex-parlamentares santaluzienses. “Feliz em ser lembrado pela Câmara Municipal, agradeço ao presidente pela oportunidade e por este convite”, frisou.

O ex-vereador Emerson Jerônimo também agradeceu a Mesa Diretora pela homenagem. “Um prazer e uma satisfação estar novamente na Câmara Municipal de Santa Luzia. Presidente Netto, você é diferenciado. Este evento precisa ser realizado todos os anos, porque os vereadores e ex-vereadores têm muitos serviços prestados a este município. Grandes homens e mulheres que passaram por esta Casa, iniciaram um serviço importante para a política do nosso município, elaboraram Leis e matérias em favor do nosso município”, disse.

O ex-vereador Jackson Santos citou a sessão solene como uma forma justa de reconhecimento. Ele também desabafou pela falta de reconhecimento de setores da sociedade e da política pelo trabalho dos vereadores. “Que esta sessão seja um exemplo para as futuras Mesas Diretoras. No momento da política, todos querem se servir do vereador, mas depois, muitos passam a criticar o trabalho dos vereadores. Infelizmente, as pessoas não se fazem presente nas sessões, não acompanham o trabalho dos parlamentares. Eu costumo dizer que os vereadores são os para-choques dos políticos grandes, porque só somos vistos no momento das eleições, quando eles tentam comprar a nossa dignidade. Mas, ninguém chega com uma proposta para trabalhar pela sociedade”, disse.

O ex-vereador Daniel destacou a alegria de participar da homenagem. “Satisfação em ver o vereador Netto Lima presidindo esta sessão e presidindo o Poder Legislativo de Santa Luzia. Sabemos as diferenças e pensamentos políticos, mas sempre tivemos afinidade nas decisões tomadas na função de vereador, trabalhando em favor do povo de Santa Luzia”, disse.

PRESENÇAS

Também estiveram presentes na sessão solene o ex-presidentes da CMSL, Creuza Lima e Divalci; os ex-vereadores Bibi, Paulo de Dona Zefinha e Xerém.o presidente da Câmara Municipal de São Mamede, Berlânio Borborema; o vereador do município, Marcelo Alves; o Mestre da  Loja Maçônica do Vale do Sabugi, José Francisco; o Diretor de Relações Institucionais e governamentais do CDL, Luciano Francisco da Silva; o presidente do IHGSL, Renato Medeiros; o ex-vereador e presidente das Associações Rurais do Vale do Sabugi, Netto da Barra; o ex-vereador e secretário Executivo da Agricultura Familiar, Bivar Duda.

Confira a relação de vereadores e ex-vereadores que foram homenageados durante a solenidade:

1. Manuel Divalci de Medeiros
2. Clodoaldo Ezequiel Fernandes (Codó)
3. Moacir Gerôncio
4. Paulo Manoel Alves
5. João Fernandes Machado
6. Nivaldo de Medeiros (Bibi)
7. Nelson Xandoca de Medeiros
8. Marco Antônio de Morais
9. Enilda Dantas de Medeiros Gomes
10. José Genuíno da Nóbrega
11. Emerson Jerônimo de Souza
12. Valdeci Salustio Pereira
13. Rodrigo Marques da Nóbrega (substituído por Francisco José Fernandes Dantas)
14. José Neves de Assis (substituído por Antônio Marinho)
15. Armando Moisés de Medeiros
16. Antônio da Nóbrega Cesarino
17. Miguel Pedro Nóbrega Filho
18. Kildare de Medeiros Gomes
19. Terezinha Medeiros
20. Marco Antônio de Morais
21. Maria Creuza de Lima
22. Fátima Maria Fernandes Olindo
23. Joselito Eulâmpio da Nóbrega
24. Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho (substituído por João Marinho de Medeiros).
25. José Alexandre de Araújo
26. Terezinha Alves da Nóbrega
27. Nilton Franklin de Medeiros
28. Marcos Antônio de Morais
29. Bivar de Souza Duda
30. Marconi Negromonte Filho
31. José Jackson dos Santos
32. Damião Alves de Oliveira
33. Rodrigo Morais Matos
34. Moizaniel Alexandre de Medeiros
35. Hemerson Kerll de Medeiros Dantas
36. Francisco Nonato Dantas Neto
37. José Amâncio de Lima Netto
38. Thiago Augusto Lira Araújo
39. Petrônio Rocha dos Santos
40. Damião Domiciano Galvincio Filho
41. Félix Miguel de Oliveira Júnior
42. José Adeildo Tomaz
43. Ricardo Morais de Oliveira
44. Hianna Concília Souza da Nóbrega e Santos
45. Tibério Gambarra de Morais
46. Flávio Róbson de Morais Marinho
47. Milton Lucena da Nóbrega
48. Fátima Maria Fernandes Olindo

Ex-vereadores já falecidos que foram homenageados:

1. Manuel Alexandre de Araújo Guerra
2. Marcelino Gomes de Almeida
3. Manuel Salustiano Dantas
4. Clementino José Damasceno
5. Anízio Libório da Nóbrega
6. Antônio Valdevino de Figueiredo
7. Francisco Vicente de Araújo (Massapê)
8. Belarmino Ferreira da Nóbrega
9. Inácio Machado da Nóbrega
10. João Manuel de Morais
11. Tertuliano José de Medeiros
12. Manuel Tertuliano de Medeiros
13. Manuel Emiliano de Medeiros
14. Antônio Alves da Nóbrega
15. José Alves Dantas
16. Antônio Carolino da Nóbrega
17. João Simplício Baptista
18. José Augusto Machado
19. Francisco Leandro de Medeiros
20. Belarmino Gomes de Medeiros
21. Bartolomeu Medeiros
22. Francisco Pereira da Nóbrega
23. Josué Álvares da Nóbrega
24. Porphírio Propício Dantas
25. Anastácio José Dantas
26. Felipe Nery Cabral
27. Manuel Aprígio Baptista
28. Manuel Severino de Lucena
29. Efraim de Brito
30. João Baptista Dantas
31. Joaquim Baptista Dantas
32. Belmiro Joviano de Medeiros
33. José Alves da Nóbrega
34. Manuel Malet da Nóbrega
35. Euclides Nóbrega
36. Luiz Xavier de Andrade
37. Anízio Marinho da Silva
38. Pedro Daniel dos Santos
39. Manuel Augusto de Araújo Filho
40. Severino Bonifácio da Nóbrega
41. Francisco Antônio da Nóbrega Filho
42. Pedro Avelino de Lucena
43. Odon Pereira de Souto
44. Fernando Fernandes da Nóbrega
45. Antônio Luiz de Lima
46. Francisco Cabral de Oliveira
47. Inácio Bento de Morais
48. João Joviano de Medeiros
49. Ascendino Simplício
50. João Bezerra da Nóbrega
51. João Jorge de Araújo
52. Manuel Miguel de Araújo
53. Mário Primo de Araújo
54. Francisco Ricarte Dantas
55. Luiz dos Santos Oliveira
56. Teodoro Napoleão Bezerra
57. José Felipe de Medeiros
58. Antônio Ferreira Coutinho
59. Ernani da Veiga Pessoa
60. Jônathas Ferreira Tavares
61. Eurídice Rocha Araújo
62. Manuel Anastácio Dantas
63. José Ricarte Dantas
64. Duarte Augusto Machado
65. Gabriel Bernardo da Nóbrega
66. Heráclito Liberalino Nóbrega e
67. Arlindo Bento de Morais
68. João Alexandre de Araújo
69. Temístocles da Silva Machado
70. Olavo Simplício Dantas
71. Rosendo Manuel da Nóbrega
72. Antônio Félix da Nóbrega Filho
73. Severino Evangelista
74. Pedro Dantas da Nóbrega
75. José Alves Damasceno
76. Benedito José Dias
77. Moacir Gerôncio
78. José Pádua de Oliveira
79. João Jonas de Oliveira
80. José de Anchieta Lima
81. Sebastião Franklin de Medeiros
82. Pedro Ricarte Dantas
83. Antônio Carneiro
84. Stênio José de Lima
85. Severino Ramos de Medeiros
86. José Paulo da Silva
87. José Tarcísio de Morais
88. Osmando Alviano da Nóbrega
89. Josefa da Nóbrega Alves
90. José Cirilo da Silva
91. Cândido Augusto Damasceno (Cândido Lutico)
92. José Frade Filho (Dedinho Frade)