
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é “um bom homem” e confirmou que os dois devem se reunir na próxima semana. A declaração foi feita durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU.
“Nos abraçamos e combinamos de nos encontrar na próxima semana, se isso for de interesse. Mas ele pareceu um bom homem, muito agradável”, disse Trump.
O republicano destacou ainda que costuma negociar apenas com líderes de quem gosta. Essa foi a primeira menção direta a Lula desde que ambos reassumiram seus mandatos — Trump em 2025 e Lula em 2023.
As declarações ocorreram enquanto o presidente norte-americano falava sobre as tarifas aplicadas ao Brasil. Segundo ele, as medidas respondem a “esforços sem precedentes do país para interferir nos direitos dos americanos”.
Mais cedo, Lula havia feito o discurso de abertura da Assembleia da ONU, no qual criticou “sanções arbitrárias e intervenções unilaterais”, sem mencionar diretamente os Estados Unidos ou o governo Trump.
O que Trump disse sobre Lula e o Brasil:
-
O Brasil “enfrenta grandes tarifas” por tentar interferir nos direitos e liberdades de cidadãos americanos.
-
Acusou o país de praticar “censura, repressão, uso político das instituições, corrupção judicial e perseguição a críticos políticos nos Estados Unidos”.
-
Relatou um breve encontro com Lula nos corredores da ONU, quando trocaram um abraço e acertaram uma reunião para a próxima semana.
-
Afirmou ter tido uma “boa conversa” e classificou Lula como um “homem agradável” de quem “gostou”.
➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.