Curso de Costureira
Capacitação em Costura incentivada pela Prefeitura de Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está promovendo a capacitação de mulheres para o empreendedorismo através do curso de corte e costura criativa, destinado a um grupo atendido pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Bodocongó. A iniciativa, iniciada em setembro, no Polo de Costura da unidade, já tem apresentado resultados positivos na formação profissional e no fortalecimento da autoestima das participantes.

Com duração inicial de três meses — podendo ser ampliada conforme a demanda —, a formação é fruto de uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), responsável pela doação das máquinas de costura que viabilizam o projeto. Além de ensinar técnicas de costura, o curso busca estimular o empoderamento feminino, a autonomia financeira e o reaproveitamento sustentável de materiais.

Atualmente, as alunas estão na décima aula e avançam para a etapa de montagem e costura de retalhos, aplicando na prática o que aprenderam sobre modelagem e acabamento. Para muitas delas, a capacitação representa uma virada de chave em suas trajetórias pessoais e profissionais.

É o caso de Luzia Givanilda, de 42 anos, que sempre teve o sonho de aprender a costurar.

“Eu sempre gastava com costura e agora já me vejo ganhando dinheiro com isso. Tenho uma máquina em casa e vou mandar consertar para fazer os serviços que antes pagava”, contou, animada.

Ana Lima, de 53 anos, destacou a alegria de estar aprendendo algo que sempre desejou.

“Eu já aprendi a colocar a linha na máquina e fazer as primeiras costuras e cortes. Era meu sonho e estou fazendo um ótimo curso de forma gratuita. Tenho uma máquina em casa, mas não podia pagar por aulas. Estou adorando, principalmente porque a professora é paciente e nos ensina cada detalhe até a montagem final”, relatou.

O secretário da Semas, Fábio Thoma, ressaltou o impacto transformador da capacitação.

“Nosso objetivo é oferecer mais do que um aprendizado técnico. Queremos criar oportunidades reais de geração de renda e independência. O Polo de Costura é uma ferramenta de empoderamento e de inserção profissional, permitindo que essas mulheres se fortaleçam e possam abrir seus próprios negócios”, concluiu.

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.