Morreu na noite do último domingo (21) o ex-deputado Agassiz Almeida. Natural de Campina Grande, o ex-parlamentar tinha 88 anos e residia há vários anos em João Pessoa. A sua morte foi confirmada pelo seu filho, o professor universitário Agassiz Almeida Filho, , que destacou que o pai morreu de forma serena, em casa.
“Agassiz partiu com serenidade, em casa, após uma vida inteira dedicada à causa democrática e ao Brasil. Seu exemplo como homem público, jurista e escritor deixam um legado para as gerações de hoje e do amanhã. São palavras suas: ‘E, afinal, quando da voragem das épocas, uma chama perene tremulará: só o amor constrói para a eternidade’”, escreveu.
O velório de Agassiz acontece nesta segunda-feira (22) entre as 8h e 15h no salão nobre da Assembleia Legislativa da Paraíba. O corpo do ex-deputado serra sepultado às 16h no cemitério Parque das Acácias.
QUEM FOI AGASSIZ
Formado em Direito e um dos juristas mais respeitados do Estado, Agassiz foi um dos fundadores e um dos advogados das Ligas Camponesas na Paraíba e era professor da Faculdade de Ciências Econômicas de Campina Grande da Universidade Federal da Paraíba. Foi eleito deputado estadual, mas após assumir o cargo teve o mandato cassado em 7 de abril de 1964, seis dias após os militares tomarem o poder por meio do golpe que instaurou a Ditadura Militar no Brasil. No mesmo ano ele e mais sete outros professores da UFPB foram afastados de suas funções sob a acusação de serem subversivos. Em 8 de maio de 1964 teve sua demissão sumária confirmada pelo Conselho Universitário da UFPB.
Após a reabertura política do Brasil, Agassiz participou das mobilizações das Diretas Já na Paraíba e em 1986 foi eleito deputado constituindo, partipando do processo de criação da Constituição Federal de 1988. Atualmente Agassiz vivia de forma mais reclusa e se ocupava escrevendo um livro de memórias que recontaria tdos os fatos vividos por ele.
Confira o relato de Agassiz Filho:
Ver essa foto no Instagram