Lula segue cumprindo agenda de compromissos e acordos no continente europeu.
Lula cumpre agenda no último dos países europeus que compõem sua viagem internacional - Foto: Agência Brasil

Nesta quarta-feira (26) o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente espanhol Pedro Sánchez, e com o rei da Espanha Felipe VI. Durante as reuniões o presidente brasileiro e os líderes espanhóis assinarão alguns atos como o acordo comercial Mercosul-União Europeia.

Confira: Senador Efraim Filho sinaliza ao vereador Netto Lima destinação de R$ 200 mil para o monitoramento de ruas de Santa Luzia

Em discurso para investidores espanhóis nessa terça-feira (25), em Madri, Lula disse esperar a oficialização do acordo comercial pelos países-membros dos blocos ainda em 2023. “O Brasil e os sócios do Mercosul estão engajados no diálogo para concluir as negociações com a União Europeia e esperamos ter boas notícias ainda este ano. É um acordo muito importante para todos e queremos que seja equilibrado e que contribua para a reindustrialização do Brasil”, afirmou.

Aprovado em 2019, após 20 anos de negociações, o acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. Uma tramitação que envolve 31 nações.

O presidente chamou os empresários espanhóis para investirem no mercado brasileiro, no setor de energia renovável, como hidrogênio verde, usinas eólicas, de biomassa e energia solar.

Relações comerciais

A Espanha é o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil, com montante de US$ 63 bilhões, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Mais de mil empresas espanholas estão presentes no mercado brasileiro, em especial financeiro e o de comunicações. Entre essas empresas estão a Telefônica e o Banco Santander.

Em 2022, as exportações brasileiras para o mercado espanhol dobraram, alcançando 9 bilhões de euros, puxadas pelo petróleo cru, soja e milho. As importações provenientes da Espanha cresceram 38% no mesmo ano, lideradas por derivados de petróleo, autopeças e fertilizantes.

O encontro de Lula com Pedro Sánchez ocorrerá no Palácio da Moncloa, sede do governo local. O presidente almoçará com o rei Felipe VI no Palácio Real. Em seguida, Lula e comitiva retornam ao Brasil.

Leia mais: Wallber Virgolino: “PL já passou da hora de dizer que tem candidato em João Pessoa”; veja vídeo