O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) agendou para a próxima segunda-feira (16), a diplomação do então secretário de Estado da Articulação Política, Márcio Roberto (Republicanos), após o ministro e presidente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, comunicar a Corte a decisão.
Segundo informações de Márcio Roberto, já há entendimentos com o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), para que a posse aconteça já na próxima terça-feira (17).
Márcio Roberto enfrentava um imbróglio jurídico desde que teve seu registro de candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decisão que o deixava inelegível. No entanto, a Suprema Corte reverteu a situação, restabelecendo os direitos políticos do político e garantindo sua ocupação no cargo.
Márcio Roberto será empossada em vaga, hoje ocupada pelo deputado Bosco Carneiro (Republicanos), que passa agora para a primeira suplência do Partido Republicanos. Contudo, Bosco deverá ser reconvocado para o Legislativo devido à licença de Wilson Santiago Filho, atual secretário de Educação da Paraíba. Quem deverá deixar a ALPB é a deputada Silvia Benjamim (Republicanos), que ocupava temporariamente a cadeira.
Leia também:
- Reversão da inelegibilidade: STF decide favoravelmente e Márcio Roberto será empossado deputado estadual na ALPB;
- Reviravolta: STF forma maioria para garantir posse de Márcio Roberto como deputado estadual na ALPB;
- Recurso no STF: Ministro Gilmar Mendes vota para liberar posse de Márcio Roberto na ALPB; votação está 2 a 0 favorável ao republicano