Padre Egídio tinha 30 cães em granja no Conde - Foto: Reprodução
Padre Egídio segue preso desde novembro de 2023 - Foto: Reprodução

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça adiou o julgamento do recurso de habeas corpus do padre Egídio de Carvalho Neto que estava previsto para acontecer no dia 20 de fevereiro. Agora o recurso será julgado no dia 25 de fevereiro. A mudança na data não afetará o formato do julgamento, que seguirá na modalidade virtual. Os ministros do tribunal poderão emitir seus votos individuais a partir do dia 26 de fevereiro, sem precisarem de um encontro presencial. 

Além deste pedido de habeas corpus que será julgado pelo STJ, a defesa do padre Egídio também apresentou um outro pedido ao Supremo Tribunal Federal no dia 2 de janeiro. O pedido ao Supremo será analisado pela ministra Carmém Lúcia, o pedido já foi encaminhado à relatora e aguarda sua decisão final.  

Nos dois pedidos de habeas corpus, os advogados do padre alegam que a prisão e as investigações estão cercadas de ilegalidade, e cita o estado de saúde de Egídio. Os defensores afirmam também que o religioso não oferece riscos à sociedade e colaborou com a sua detenção.