O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (9), que a “Ponte do Futuro” estará totalmente concluída até 2026. A construção pretende ligar as cidades de Cabedelo, Lucena e Santa Rita, facilitando a locomoção.
De acordo com o chefe do executivo estadual ele aguarda apenas uma audiência pública para início da obra. A audiência pública foi marcada para esta terça-feira (10), em Santa Rita, para apresentar os estudos ambientais à população e dar início ao projeto. Além disso, João revelou sua preocupação em reduzir ao máximo os impactos negativos no meio ambiente.
“Atualmente estamos realizando a sondagem das fundações da ponte. É uma obra que estamos fazendo com muito cuidado para ter o mínimo impacto ambiental possível, como a construção de pilares dentro do rio. Não vamos realizar aterros dentro da água e queremos que a obra cumpra seu cronograma de dois anos, ficando pronta para ser usada em 2026”, afirmou.
Sobre a “Ponte do Futuro”
O complexo rodoviário também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 5 Km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 m.
Além do impacto econômico, a construção da ponte deixará a zona urbana da região metropolitana com melhor mobilidade, menos acidentes de trânsito, menores índices de poluição ambiental e melhor qualidade de vida para os habitantes locais. Outro benefício importante será a redução no tempo de viagem. Atualmente a circulação de veículos pesados, especialmente os ligados ao transporte de cargas do Porto de Cabedelo, causa sérios transtornos na Região Metropolitana da Capital, incluindo congestionamentos, acidentes de trânsito e aumento na poluição ambiental, que, além de prejudicarem a qualidade de vida dos cidadãos e a atividade econômica, afeta a atratividade da região para investimentos.