O governador João Azevêdo e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, lançam, nesta terça-feira (12), às 16h, no Centro Cultural São Francisco, o programa “Viva o Centro”, um conjunto de medidas e projetos para preservar e incentivar a ocupação do Centro Histórico de João Pessoa, incluindo áreas como habitação, infraestrutura, cultura, segurança, trânsito e incentivos e isenções fiscais.
Entre as ações previstas, da Prefeitura, o prefeito Cícero Lucena deverá assegurar a continuidade de algumas que já estão encaminhadas na habitação, a exemplo da demolição do prédio da antiga Proserv para a construção de unidades de apartamentos, o que também vai acontecer com o Edifício das Nações, que além de moradias, haverá ocupação para 280 comerciantes cadastrados. O prefeito também projeta isentar de tributos como ISS e Alvará de Construção todos os setores que se instalarem na região do Centro.
Nesse pacote de obras e ações, ainda tem a requalificação da Avenida Duque de Caxias, que vai se transformar num corredor cultural, restauração das praças Pedro Américo e Rio Branco, projeto de mobilidade, além da construção do Parque Linear do Roger, que está em licitação e será submetido ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para assinatura da ordem de serviço, a desapropriação da área que pertenceu a fábrica Matarazzo, localizada no bairro do Varadouro, para transformar em estúdios e equipamento cultural.
Pelo Governo do Estado, o governador João Azevêdo destacará as obras de restauração do Palácio da Redenção, onde funcionará o Museu da História da Paraíba. O investimento prevê a preservação, adequação e restauração, que deverão ser concluídos no final do ano. O chefe do executivo estadual, anunciará outras intervenções resultante da somatória de forças para garantir avanços para a cidade de João Pessoa.