João Azevêdo participou da cerimônia de lançamento do primeiro Centro Internacional de Computação Quântica do Brasil

O governador João Azevêdo participou, na manhã desta terça-feira (30), da cerimônia de lançamento do primeiro Centro Internacional de Computação Quântica do Brasil, que será instalado na Paraíba. O evento reuniu autoridades estaduais, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e integrantes da delegação chinesa, que acompanharam a solenidade de forma remota. A partir do anúncio, passa a ser executado um cronograma técnico que dará início à implantação do projeto, considerado estratégico para áreas como saúde, indústria, agricultura e inovação tecnológica.

Durante a solenidade, o chefe do Executivo estadual classificou o momento como histórico para o estado e para o país. “Hoje damos o pontapé inicial para a implantação do primeiro Centro de Computação Quântica do Brasil, que será instalado aqui na Paraíba. Trata-se do primeiro computador quântico do país e, pela trajetória que temos na pesquisa científica e tecnológica, o estado abraçou esse projeto, que será transformador. Com o passar dos anos, ficará ainda mais evidente a dimensão do que estamos iniciando agora”, destacou o governador, ao agradecer o apoio do Governo Federal, por meio do MCTI.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, explicou que o lançamento marca a primeira etapa de um processo mais amplo de implantação do centro. Segundo ele, a programação inclui fases como a chegada dos equipamentos, a instalação do computador quântico e a capacitação de profissionais, ações previstas para ocorrer já no primeiro semestre do próximo ano. “É um projeto de grande relevância, que coloca a Paraíba na linha de frente desse novo modelo de computação, com impactos diretos em setores como saúde, segurança da informação e indústria, abrindo inúmeras oportunidades”, afirmou.

Representando a ministra Luciana Santos, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Daniel Almeida Filho, ressaltou que a iniciativa permitirá avanços significativos nas tecnologias quânticas. “Esse projeto cria condições para novos saltos tecnológicos em áreas estratégicas, fundamentais para enfrentar desafios futuros, como as mudanças climáticas e a criação de soluções inovadoras. São medidas que exigem esforço coletivo”, declarou, agradecendo a parceria com o Governo da Paraíba.

O presidente da CETC, empresa chinesa responsável pela execução tecnológica do projeto, Zhang Yun, manifestou satisfação com a evolução da cooperação entre os países. “Agradecemos profundamente a troca de experiências e a colaboração com o Brasil. Os avanços alcançados até agora são significativos. Temos convicção de que este Centro de Computação Quântica contribuirá não apenas para o avanço tecnológico brasileiro, mas também para a pesquisa científica em nível global”, afirmou.

Já o vice-presidente da CETC-IQC, Xu Hai, destacou o fortalecimento da parceria desde a fase inicial do projeto. “As reuniões realizadas, tanto virtuais quanto presenciais, fortaleceram nossa confiança mútua. Estamos honrados com a expectativa depositada pela comunidade científica neste projeto, que representa, ao mesmo tempo, um grande desafio e uma grande responsabilidade”, pontuou.

Também participaram do lançamento Osório Coelho (MCTI) e diversos integrantes da administração estadual, entre eles Deusdete Queiroga (Infraestrutura e Recursos Hídricos), Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão), Rubens Freire (secretário-executivo da Secties), Marialvo Laureano (Fazenda), Letácio Guedes (Controladoria-Geral do Estado), Francisco Brasileiro (Fundação Parque Tecnológico da Paraíba) e Nonato Bandeira (Comunicação Institucional). A solenidade contou ainda com a presença do professor Amílcar Queiroz, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O projeto do Centro Internacional de Computação Quântica do Brasil na Paraíba contará com investimentos estimados em R$ 80 milhões, fruto de parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do MCTI. A iniciativa prevê transferência de tecnologia, além da formação e qualificação de mão de obra especializada, consolidando a Paraíba como referência nacional na área.

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.