Incêndio atinge Hospital de Trauma em João Pessoa e pacientes são transferidos por segurança; incidente não deixou feridos
Incêndio foi provocado por um curto-circuito em um ar-condicionado localizado na enfermaria do piso inferior

Na tarde deste domingo (1º), um incêndio no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa causou a evacuação de parte da unidade e a transferência de pacientes para outras instituições de saúde. O incidente, provocado por um curto-circuito em um ar-condicionado localizado na enfermaria do piso inferior, não deixou feridos, mas mobilizou equipes de emergência.

Segundo a direção do hospital, as chamas foram inicialmente combatidas pela própria equipe até a chegada do Corpo de Bombeiros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local para dar suporte aos pacientes e profissionais afetados.

Pacientes transferidos por segurança

Devido à fumaça gerada pelo incêndio, áreas próximas ao foco precisaram ser desocupadas. Pacientes em estado grave, especialmente aqueles em ventilação mecânica, foram transferidos para o Hospital Edson Ramalho e o Complexo Hospitalar de Mangabeira, o Trauminha.

“Por conta da fumaça, que pode agravar o estado de saúde dos internados, transferimos cerca de 10 pacientes para unidades do estado e do município”, informou o secretário de Saúde, Ari Reis.

Retorno gradual e setor isolado

Após o incêndio ser controlado, por volta das 17h, pacientes de menor gravidade puderam retornar às áreas seguras do hospital. Contudo, o setor onde o incêndio ocorreu permanece interditado.

“Essa ala, que é uma unidade semi-intensiva, continuará isolada temporariamente. Felizmente, nenhum dos pacientes internados ali estava em situação crítica e foram realocados para outras áreas do hospital”, explicou o diretor do Trauma, Laércio Bragante.

Apesar do incidente, o hospital segue atendendo normalmente casos de urgência e emergência. “Já retomamos o atendimento e, inclusive, recebemos recentemente a solicitação para tratar um paciente com trauma craniano vindo do interior”, destacou o diretor.

O incidente mobilizou ambulâncias e equipes de suporte, reforçando a atuação rápida e eficaz das autoridades para garantir a segurança dos internados e dos profissionais de saúde.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal Poder Paraíba no WhatsApp.