A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou, na noite desta terça-feira, 9 de abril, o III Seminário sobre Autismo: Possibilidades de Inclusão Escolar. O evento foi iniciado com a apresentação musical do professor Rodolfo Virgínio, do Instituto dos Cegos, que fez apresentação de voz e violão. Em seguida, foram realizadas as palestras que ampliaram o diálogo acerca do tema.
Conforme a coordenadora de Educação Especial da Seduc, Renata Vilarim, o evento teve o objetivo de promover esclarecimentos, palestras e formações para apoiar o público da educação, em particular os profissionais que trabalham com estudantes autistas. “Este é o terceiro ano consecutivo do seminário, parte de uma série de ações, ao longo do ano, voltadas para escolas, famílias e dinâmicas de acolhimento. O destaque recai sobre um novo projeto destinado às famílias dos estudantes autistas, visando oferecer apoio em meio aos desafios enfrentados”, destacou
No evento, foi realizada a palestra “Autismo no dia a dia: manejos e perspectivas”, com Paula Campos, coordenadora da Clínica Escola do Autismo. Em seguida, os educadores Sociais acompanharam a palestra da professora da Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Creche Galba Farias, Michele Dias, que abordou o tema “A Ética do Cuidado”.
Além das atividades específicas do evento, abril é reconhecido como o “mês azul”, com ênfase em ações voltadas para o autismo. Nessa programação, está incluída o TEAcolho, uma ação intersetorial, realizada nesta quarta-feira, 10, no Parque da Criança.