IBGE
Foto: Reprodução

Na contramão da maioria dos estados nordestinos, a Paraíba registrou a maior taxa de crescimento do setor de serviços da região em julho, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento da Pesquisa Mensal de Serviços mostra que o volume de atividades cresceu 4,3% em relação a julho do ano passado, garantindo ao estado o melhor desempenho no Nordeste. O setor inclui áreas como transporte, turismo, restaurantes, salões de beleza e tecnologia da informação.

Desempenho regional

Entre os nove estados nordestinos, seis apresentaram queda no indicador: Rio Grande do Norte (-4,3%), Sergipe (-4,0%), Alagoas (-3,4%), Piauí (-3,4%) e Bahia (-2,6%). Apenas Maranhão (3%) e Ceará (0,3%), além da Paraíba, registraram avanços. No cenário nacional, a alta foi de 2,8%.

Segundo melhor resultado do País no acumulado

Na comparação de julho com junho, a Paraíba também teve expansão, de 1,2%. Já no acumulado de janeiro a julho, o estado manteve a segunda maior taxa de crescimento do país (6%), atrás apenas do Distrito Federal (6,3%). O Brasil, no mesmo período, apresentou avanço de 2,65%.

Leia Também: 

+ Paraíba registra a terceira maior taxa de crescimento do varejo no País em 2025

Digitalização impulsiona setor

De acordo com o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, a transformação digital iniciada com a pandemia acelerou a demanda por serviços tecnológicos.

“Houve uma mudança clara de paradigma, com empresas migrando seus produtos para plataformas online. Isso impulsionou fortemente a área de tecnologia da informação”, explicou.

O pesquisador destacou ainda que serviços digitais e empresas de delivery têm ampliado receitas e são menos impactados por fatores macroeconômicos, como os juros elevados.

Serviços puxam geração de empregos

Além de liderar o crescimento, o setor de serviços também foi responsável pelo maior saldo de empregos formais na Paraíba. Segundo dados do Caged, foram 14.536 novas vagas com carteira assinada entre janeiro e julho deste ano. No total, o segmento criou mais de 71 mil postos de trabalho, contra 56,4 mil desligamentos.

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.