Vereador acusou a colega parlamentar de praticar 'humanismo racista' - Foto: Reprodução

O vereador Marcos Henrique (PT) reagiu a discurso da vereadora Eliza Virgínia (PP), que na sessão da Câmara Municipal de João Pessoa nesta quinta-feira (25), criticou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a parlamentar, Lula estaria “gastando demais” com traslados e obras sem importância.

Em resposta, Marcos Henriques acusou a colega de parlamento seria insensível e simpática ao “racismo”. “Eliza, o que nos separa é a questão do humanismo. Vossa Excelência não quer saber quem é que está deixando de ser atendido, não quer saber se o PSF não tem médico. Sabe por quê? Porque Vossa Excelência não tem humanismo. O humanismo de Vossa Excelência é o mesmo de Magno Malta, que é racista”, afirmou Marcos Henriques.

O vereador fez uma comparação da colega ao senador Magno Malta (PL), que criticou a repercussão na imprensa do caso do jogador Vinicius Júnior, alvo de ofensas racista no campeonato espanhol, e classificou a reação ao caso como “revitimização”. A fala do parlamentar foi repercutiu mal e foi considerada racista

Fala de Eliza 

A fala de Eliza que causou a resposta do vereador petista foi uma crítica ao governo do presidente Lula, que nas palavras da vereadora “só viaja e não governa”. A vereadora afirmou em um aparte a fala de Marcos Henriques que as viagens dele ao gabinete do ministro da Saúde em Brasília são para compensar a ausência de políticas governamentais da atual gestão.  

“Tem que ir atrás de ajudar ministro mesmo, porque até agora Lula só viaja. Já gastou R$ 12 milhões com cartão corporativo. O Mais Médicos vai voltar, mas não vão exigir o revalida. É o mesmo que deixar um advogado atuar sem OAB”, disse Eliza ao criticar as decisões do governo Lula.

Leia também: Lucas Ribeiro participa de abertura da 10ª Conferência Estadual de Saúde