O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, usou suas redes sociais, nesta sexta-feira (31), para parabenizar o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), pela iniciativa de abrir o debate sobre a implantação do sistema de voto distrital misto no país.
A proposta é vista como um dos principais passos rumo à modernização do sistema eleitoral brasileiro, com o objetivo de fortalecer a representatividade regional e aproximar eleitores e parlamentares.
Kassab classificou o movimento liderado por Motta como um “grande avanço no aperfeiçoamento da democracia brasileira”. O dirigente do PSD ressaltou a importância do tema e destacou a articulação política que viabilizou o início da discussão no Congresso Nacional.
O presidente do partido também parabenizou o líder do PSD na Câmara, deputado Antonio Brito, pela indicação do deputado Domingos Neto como relator da proposta. Kassab desejou sucesso ao parlamentar na condução dos trabalhos e frisou que o tema é fundamental para o futuro da política nacional.
Segundo Domingos Neto, o voto distrital misto, modelo adotado em países como Alemanha e Japão, combina o voto proporcional com o distrital, permitindo que parte dos parlamentares seja eleita por listas partidárias e outra por distritos geográficos. O sistema, afirmou o relator, pode reduzir custos de campanha, ampliar a representatividade e fortalecer o controle social sobre os mandatos.
Ele acrescentou que a divisão por distritos favorece a transparência e dificulta a influência de grupos criminosos nas eleições. “A delimitação geográfica facilita a fiscalização e dá mais visibilidade aos candidatos. Esse novo modelo trará mais segurança e credibilidade ao processo eleitoral”, destacou Domingos Neto.
➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.



