Hugo Motta diz que debate sobre a diminuição de vagas na bancada federal da Paraíba não deverá prosperar no Congresso

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos) opinou na noite desta segunda-feira (17), durante entrevista ao programa Frente a Frente da TV Arapuan, que o debate sobre a diminuição de vagas da bancada federal da Paraíba não deverá prosperar no Congresso Nacional. De acordo com o parlamentar, o tema é recorrente, mas nunca avançou por falta de interesses dos próprios estados.

“Na minha avaliação, não! Já tivemos debate sobre esse assunto em outras legislaturas e nunca prosperou. E, por que nunca prosperou? Primeiro, porque os estados que perdem vagas não admitem discutir o assunto, é constitucional a divisão das vagas por Estado”, disse Hugo Motta.

“O segundo ponto é que a grande maioria dos estados não ganha e nem perde vagas, então, esses estados também não se importam em mexer nesse assunto e se envolver nessa matéria. Não acredito que isso prospere, vamos lutar arduamente para que a Paraíba jamais perca a sua representação política no Congresso Nacional”, complementou.

Leia também: Hugo Motta nega compromisso com Efraim Filho para 2026 e assegura permanência Republicanos na base aliada de João Azevêdo 

ENTENDA

As novas estimativas de população dos estados, divulgadas há duas semanas na prévia do Censo 2022, devem pressionar a Câmara dos Deputados a recalcular a divisão do número de cadeiras por estado para as eleições de 2026.

Projeção realizada pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) aponta para mudanças na atual distribuição das 513 cadeiras das Câmara, com perdas de vagas em sete estados e ganhos em outros sete. Entre eles, a Paraíba que perderia duas vagas na Câmara dos Deputados.