A Paraíba contará, a partir do próximo ano, com o Memorial Sivuca, espaço dedicado à preservação da obra e da trajetória do artista paraibano natural de Itabaiana, consagrado por composições como “João e Maria” e “Feira de Mangaio”. Na manhã desta segunda-feira (22), o governador João Azevêdo e a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Terezinha Domiciano, se reuniram na Granja Santana para a assinatura de um convênio no valor de R$ 1,2 milhão. O recurso será destinado à reforma e adequação do imóvel que sediará o memorial, situado na avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 125, no Centro da Capital, onde funcionava a antiga Fundação José Américo.
O Memorial Mestre Sivuca terá como missão preservar e difundir o legado do músico paraibano por meio de um acervo composto por cerca de 10 mil itens doados pela viúva, Glória Gadelha. Entre as peças estão instrumentos musicais, partituras, objetos pessoais, fotografias e documentos do compositor e instrumentista Severino Dias de Oliveira, o Sivuca, falecido em 14 de dezembro de 2006. As obras de requalificação do espaço já estão em processo de licitação, com recursos assegurados e previsão de início em fevereiro de 2026.
Ao celebrar a assinatura do convênio, o governador João Azevêdo destacou o simbolismo da iniciativa, que, segundo ele, representa a concretização de um sonho coletivo. “É uma alegria, especialmente neste período do ano, firmar essa parceria com a UFPB para tornar realidade um projeto que não é apenas da família de Sivuca, mas de todo o povo paraibano. O memorial será uma justa homenagem a um mestre da música brasileira que levou o nome da Paraíba ao mundo e que merece um espaço à altura de sua importância”, afirmou.
A reitora Terezinha Domiciano ressaltou a relevância da cooperação entre a universidade e o Governo do Estado, agradecendo o apoio para a implantação do memorial e para a ocupação de outros imóveis da UFPB como polos culturais e de memória. “O Memorial Sivuca é uma conquista coletiva da UFPB e da sociedade paraibana, com impacto que ultrapassa fronteiras. Sivuca é um nome de projeção internacional e, com essa ação conjunta, terá um espaço que reflete a dimensão de sua obra”, destacou.
O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, enfatizou que o memorial ampliará a visibilidade da história e da produção artística de Sivuca, ao mesmo tempo em que fortalece as políticas de preservação e dinamização do Centro Histórico. “Assim como o Museu da Paraíba, instalado no Palácio da Redenção, o Memorial Sivuca será mais um ponto de referência cultural, atraindo visitantes e admiradores de diversas partes do mundo e integrando um importante circuito turístico e cultural no centro da cidade”, afirmou.
Revitalização de outros prédios no Centro Histórico – Durante o encontro, representantes do Governo da Paraíba e da UFPB também dialogaram sobre futuras parcerias voltadas à ocupação de imóveis da universidade, como a antiga Faculdade de Direito e a Academia de Comércio Epitácio Pessoa, com o objetivo de fortalecer ações ligadas à cultura, à memória e à inovação no Centro Histórico de João Pessoa.
Além do governador e da reitora, participaram da reunião os secretários Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão), Pedro Santos (Cultura) e Nonato Bandeira (Comunicação Institucional), além de Flávio Gomes, procurador da UFPB; Antônio Sobrinho, superintendente de Infraestrutura da instituição; e Thiago Cavalcante, pró-reitor de Extensão em exercício.
Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
Siga o Poder Paraíba no Instagram.



