Governador em exercício, Lucas Ribeiro na abertura
Governador em exercício, Lucas Ribeiro na abertura da Fepaf

O governador em exercício da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou, nesta quinta-feira (23), da abertura da 2ª Feira Paraibana da Agricultura Familiar (Fepaf), realizada na Vila Sítio São João, em Campina Grande. Durante o evento, ele ressaltou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico do Estado e destacou o apoio do Governo da Paraíba em todas as etapas da cadeia produtiva.

Após ser recepcionado por um grupo de dança do município de Teixeira, Lucas entregou máquinas agrícolas e assinou termos de adesão ao programa Garantia-Safra, reforçando as ações voltadas ao fortalecimento da produção rural.

A Fepaf segue até o domingo (26), reunindo expositores de diversos municípios paraibanos e oferecendo ao público mais de 200 tipos de produtos. A programação cultural inclui apresentações de Santanna, o Cantador, Cavalo de Pau, Jorge de Altinho e outros artistas regionais. A entrada é gratuita, com funcionamento das 9h às 23h.

O secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Frei Anastácio, ressaltou que a feira é uma vitrine da força e da diversidade da produção rural paraibana.

“Aqui, a gente enxerga a riqueza do campo paraibano — alimentos agroecológicos, queijos, doces, artesanato e tantas outras criações feitas por homens e mulheres que vivem e trabalham na terra. É um momento de celebração e reconhecimento do esforço das famílias agricultoras. Quando há investimento, há resultado e produção de qualidade”, afirmou.

Com investimentos de R$ 3,4 milhões do Governo da Paraíba, a Fepaf integra o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, iniciativa do Consórcio Nordeste em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O evento é voltado a agricultores familiares, sindicatos rurais, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e ao público que valoriza a produção local.

Além de estimular o comércio e a visibilidade dos produtos, a feira promove troca de experiências entre produtores, consumidores e instituições públicas, aproximando o campo da cidade. A programação inclui palestras, oficinas e espaços temáticos, como a Vila do Artesanato, Praça dos Povos Originários e Quilombolas, Praça do Queijo e do Mel, Vila Cultural e o Hall de Inovação e Educação.

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.