O governador João Azevêdo (PSB) apresentou um balanço da viagem de 12 dias à China, em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (27), na sede da Cinep, em João Pessoa. Na ocasião, o chefe do Poder Executivo destacou o início de discussões sobre a realização de investimentos e ações entre o país asiático e a Paraíba. Dentre as pautas discutidas, estiveram o projeto Bingo, um telescópio em Aguiar, intercâmbio com o país chinês e a atração de empresas para o território paraibano.
De acordo com João Azevêdo, uma fábrica de medicamentos internacional poderá abrir uma instalação na Paraíba em breve. A Assinatura do contrato deverá acontecer no mês de agosto. “É uma possibilidade real de uma fábrica de medicamentos chegar à Paraíba. Isso já está sendo tratado, conseguimos avançar muito e faz uma diferença muito grande que é um produto que o mercado brasileiro tem uma demanda grande e não está conseguindo atender”.
O governador também detalhou a abertura de diálogo com empresas chinesas que fabricam ônibus, que têm o interesse de instalar produtoras no Brasil. Nas reuniões, Azevêdo demonstrou o desejo de ofertar incentivos para as indústrias escolherem a Paraíba. Com elas, também foi tratada a compra de ônibus elétricos para o transporte de passageiros em João Pessoa.
“Há a intenção de uma fábrica de ônibus elétrico para o Brasil e fomos apresentar a Paraíba para ser esse estado, por sua localização e posição geográfica. Em João Pessoa, temos o projeto de para investir R$ 230 milhões no transporte público e queremos que os ônibus sejam elétricos e de alta capacidade. Nós vamos trabalhar com essas duas fábricas que produzem ônibus elétricos e autónomos. Uma produz para a região norte e outra para a sul. Há um interesse das duas virem. Não é uma pauta definitiva ainda, mas ontem recebi uma mensagem no WhatsApp pedindo uma reunião para o começo de agosto para tratar esse tema”, anunciou.
Leia mais: João Azevêdo participa de nova etapa de audiências do Orçamento Democrático