Fotos: Renata Medeiros, Robério Gadelha e Kauê Braga

A programação deste sábado (17) do Festival Forró Verão arrastou uma verdadeira multidão para as praias de Tambaú e Cabo Branco. O público foi prestigiar os shows de Dorgival Dantas, Desejo de Menina, Sâmya Maia e Duquinha. Realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação Cultural (Funjope), o evento acontece todos os sábados de janeiro, a partir das 19h.

“Muita alegria e felicidade a gente estar vivendo esse momento que mostra todo o potencial da cidade de João Pessoa, das suas belezas naturais, mas também com o seu carinho e o cuidado numa tradição cultural tão importante no Nordeste – e não apenas para João Pessoa – que é o forró. E esse forró, nesse mês de janeiro, pé na areia da praia, confirmando do litoral ao sertão, do sertão para o litoral, com a cidade cheia, alegre, gerando renda. Agradecer a Deus porque está se tornando uma referência nacional, chamando a atenção de todo o País. Isso será mais um instrumento para que o crescimento que João Pessoa está vivendo seja sustentável”, declarou o prefeito Cícero Lucena.

O vice-prefeito Leo Bezerra também foi conferir a terceira noite do festival. “É a realização de um sonho que o prefeito Cícero sonhou, de fazer esse grande evento através da Funjope e de todas as secretarias, do professor Marcus Alves comandando toda a nossa tropa. Dizer que é uma satisfação saber que João Pessoa está bombando, o turismo aqui mais do que em alta e nós estamos fazendo grandes eventos, não só Frei Gilson, não só Roberto Carlos, como grandes atrações do forró. O primeiro forró do ano é aqui em João Pessoa, na capital de todos os paraibanos. Ainda teremos duas noites e você que ainda não conheceu o Forró Verão, venha para cá”, convidou.

“Terceira noite do Festival Forró Verão, terceira edição do Festival Forró Verão, terceiro grande sucesso. Nós ficamos muito felizes de ofertar a João Pessoa uma edição tão forte do Forró Verão com grandes nomes do forró paraibano e brasileiro. Com um detalhe: nós temos aqui a perspectiva de 250 mil a 300 mil pessoas por noite. Isso gera uma economia criativa extremamente forte e intensa que mobiliza a rede de hotéis, bares, restaurantes, padarias, conveniências, taxistas, motoristas de aplicativos, o que mostra a força de João Pessoa para os grandes eventos”, destacou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Artistas

O cantor Duquinha foi o primeiro a subir ao palco. “Preparamos um repertório com muito carinho. Estou muito feliz com a Funjope e o governo municipal, todos que organizam esse evento. João Pessoa precisava do Forró Verão. Já virou uma marca. Deus preparou esse momento e sou muito agradecido”, comentou.

Sâmya Maia levou um repertório repleto de forró novos e ‘das antigas’ para o palco do Festival Forró Verão. “É o segundo ano que participo. Sou muito fã dessa festa e acho que a Prefeitura acertou em cheio, a galera da Funjope, no momento que trouxe uma festa de forró no meio do nosso verão. Eu tenho certeza de que os turistas queriam ser abraçados também pela nossa cultura e pelo nosso forró, e a Prefeitura conseguiu fazer isso, dando esse presente para a população. É uma festa linda, super organizada e estruturada”, elogiou.

O cantor Dorgival Dantas apresentou grandes sucessos de sua carreira e o público cantou junto. O artista falou de sua alegria de voltar a João Pessoa e agradeceu a oportunidade de estar na capital paraibana. “Eu amo demais essa cidade. Espero voltar no próximo Forró Verão”, enfatizou.

A cantora Mirella Vieira, da banda Desejo de Menina, também comemorou fazer parte do evento. “Primeira vez no Forró Verão e voltar a João Pessoa é sempre um prazer enorme. A gente tem um amor muito grande por João Pessoa, cidade que tem uma história e um amor muito grande por Desejo de Menina. E hoje, nesse palco pela primeira vez, vamos cantar e contar histórias, desbloquear memórias”, destacou, antes de subir ao palco.

Público

Em meio a um público gigantesco, a professora Jaqueline Mendes confessou que, para ela, a atração principal da noite era o cantor Dorgival Dantas. “Esse é o primeiro dia que eu venho esse ano e hoje vim para ver Dorgival. A família toda veio para curtir a noite. Essa é uma iniciativa maravilhosa da Prefeitura, atraindo pessoas de outras cidades, inclusive. Eu tenho amigas que vieram de Pernambuco hoje para conhecer esse movimento do Forró Verão. É uma ação que movimenta a cidade e traz mais popularidade para João Pessoa, com artistas de primeira”.

A doméstica Maria José Martins da Silva contou que participa do Forró Verão desde a primeira edição. “Não perco esse evento de jeito nenhum. A gente vem e aproveita para curtir todos os shows, de forma gratuita. Acho que foi uma grande ideia a criação desse evento na nossa cidade”, disse.

Para o agente de telecomunicações Lucas Eduardo Oliveira da Silva, o Festival Forró Verão agora é parte do calendário cultural da cidade. “É importante demais um evento como esse, num período de férias, com a cidade cheia de visitantes. João Pessoa está atraindo os turistas porque a cultura da nossa cidade está sendo trabalhada cada vez mais. Estou aproveitando bastante. A Prefeitura está de parabéns”, afirmou.

Cidade do Forró

A ‘Cidade do Forró’ é uma estrutura montada para receber atividades ligadas à economia criativa, envolvendo gastronomia e artesanato. No espaço, o público conta com ilhas para atrações de trios pé-de-serra e valorização da cultura nordestina. Há também memoriais de artistas e cantores paraibanos e do Nordeste, sem contar com a Vila do Artesanato, espaço de gastronomia, a ilha Forró Pé na Areia e DJ de forró no coreto. A Cidade do Forró, sob a responsabilidade da Medow Entretenimento, vai rodar todo o país, resgatando a cultura do forró e permitindo ao público fazer uma imersão em um ambiente de muita cultura.

Gravações de DVDs

Além da programação do Festival Forró Verão, estão acontecendo gravações de DVDs no palco do evento. Nesta quinta-feira (22), será com a cantora Raphaela Santos; na quinta-feira (29) quem grava é o cantor Victor Santos. Já gravaram as cantoras Lucy Alves e Danieze Santiago. Os artistas estão aproveitando o período e a estrutura, trazendo artistas convidados, e o público aproveita para curtir shows extras.

Trabalho integrado

A terceira edição do Festival Forró Verão conta com o trabalho conjunto de órgãos da gestão municipal em parceria com órgãos estaduais. Além da Funjope, atuam as Secretarias de Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS), Turismo (Setur), e Segurança Urbana e Cidadania (Semusb); além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). O Festival também tem o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

A Polícia Militar atua com mais de 300 homens a cada noite. A equipe do Samu conta com uma média de 50 pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. A Guarda Civil Metropolitana conta com 60 agentes que atuam em toda a Orla. Já o Corpo de Bombeiros trabalha com um efetivo de 24 bombeiros militares por noite.

O Festival Forró Verão, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, tem o patrocínio de Uninassau, Ubaldo Seguros, Banco do Nordeste, Loterias Caixa, Governo do Brasil, Vaidebet, com apoio da Medow Entretenimento e Cultura.