reunião realizada nesta segunda-feira (13) com membros da executiva estadual, a Federação Solidariedade–PRD - Foto: Reprodução
reunião realizada nesta segunda-feira (13) com membros da executiva estadual, a Federação Solidariedade–PRD - Foto: Reprodução

Em reunião realizada nesta segunda-feira (13) com membros da executiva estadual, a Federação Solidariedade–PRD decidiu, por unanimidade, integrar a bancada de oposição na Câmara Municipal de João Pessoa. A deliberação ocorre dias após o prefeito Cícero Lucena (sem partido) exonerar todos os cargos indicados pelo grupo político na administração municipal, na última sexta-feira (10).

O deputado estadual Eduardo Carneiro, presidente da federação, afirmou que a decisão foi motivada pela “ruptura unilateral” promovida pelo prefeito, sem qualquer diálogo prévio.

“Cícero tomou uma decisão sem diálogo algum com o nosso partido, que foi desrespeitado. Ele quebrou a unidade do grupo quando comunicou ao governador João Azevêdo que iria sair da base e votar nos nossos adversários”, declarou Eduardo.

Segundo o parlamentar, o novo posicionamento foi consensual e construído com lideranças de todas as regiões do Estado, reforçando o caráter coletivo da deliberação.

“Não podíamos decidir de forma pessoal. Por isso, reunimos lideranças de todo o Estado para definir os rumos da nossa federação. É assim que fazemos política”, destacou.

O presidente estadual do Solidariedade, Fábio Carneiro, lamentou o rompimento e classificou a atitude de Cícero como uma das “maiores traições políticas” da história recente de João Pessoa.

“Estamos decepcionados, mas de cabeça erguida. Já tive muitas surpresas na política, mas nunca uma dessa forma, tão sorrateira. Agora, faremos uma oposição firme, propositiva e com a verdade”, afirmou.

Cargos e novos alinhamentos políticos

Durante a reunião, a federação também deliberou pela entrega imediata dos cargos ainda não exonerados, como o ocupado pelo ex-secretário de Serviços Urbanos e Zeladoria, Rinaldo Maranhão.

Outro ponto aprovado por unanimidade foi o apoio à continuidade do projeto político do governador João Azevêdo (PSB) — que deve disputar o Senado em 2026 — e à pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao Governo da Paraíba.

Presenças

Participaram da reunião o prefeito de Alagoa Grande e presidente estadual do PRD, Neto Carneiro; o prefeito de Tacima, Xató; o prefeito de Conceição, Samuel Lacerda; o prefeito de Lagoa de Dentro, Fabiano Pedro; a vice-prefeita de Cuité de Mamanguape, Dayane Dantas; o ex-deputado Tarcísio Marcelo; e o ex-presidente da Câmara de João Pessoa, Professor Paiva, além de lideranças de várias regiões do Estado.

O deputado Eduardo Brito participou do encontro de forma virtual.

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.