O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumpre na próxima sexta-feira (11) agenda no Rio de Janeiro com governadores da Região Nordeste e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), uma semana após a repercussão das falas polêmicas do mineiro sobre a destinação de políticas públicas para a região. Os chefes do executivo prestigiarão o lançamento do novo PAC no Theatro Municipal no centro do Rio de Janeiro.
Das 2 mil obras previstas para o o novo programa do governo federal, 300 serão indicadas por gestores estaduais. Por conta da participação no projeto, que é uma das principais apostas do Planalto para o segundo semestre, todos os 27 governadores do país foram convidados para o evento de lançamento.
Até o momento, 19 chefes de Executivo já confirmaram presença. Interlocutores do governo federal garantem que entre os nomes que sinalizaram comparecimento está o de Zema, mas a assessoria do governador mineiro ainda não garante sua ida ao Rio oficialmente.
Do grupo de políticos do Nordeste, já confirmaram presença nomes como Raquel Lyra (PSDB), governadora de Pernambuco; Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte; Carlos Brandão (PSB), do Maranhão; e João Azevêdo (PSB), governador da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, organização que reúne os gestores dos noves estados que compõem a região e que, em nota, rebateu a declaração de Zema publicamente.
Leia mais: Lula volta a reclamar da Operação Lava Jato e diz que escolhera PGR que ‘goste do Brasil’