Situação do Açude Engenheiro Avidos tem causado temor na população cajazeirense - Foto: Reprodução
Situação do Açude Engenheiro Avidos tem causado temor na população cajazeirense - Foto: Reprodução

O presidente da Comissão de Alocação de Águas de Sistema Hídrico São Gonçalo/Engenheiro Ávidos, o engenheiro do Dnocs, André Giovanni afirmou que a situação do Açude Engenheiro Avidos, mais conhecido como Boqueirão de Piranhas, localizado em Cajazeiras, no Sertão do estado, está controlada. Segundo o engenheiro, nas últimas horas já houve uma diminuição de 21,5 centímetros no nível do açude, o que é considerado uma boa notícia, pois representa um alívio na carga hidráulica sobre a ensecadeira.  

O engenheiro também confirmou que o guindaste necessário para a instalação de comportas provisórias no açude já está no local.“O guindaste já está em Cajazeiras e está a caminho da obra, fazendo batedor para chegar ao local”, afirmou o engenheiro do Dnocs, André Giovanni. 

Entenda o caso 

Moradores de comunidades ribeirinhas nas imediações do Açude Engenheiros Ávidos, conhecido como Boqueirão, em Cajazeiras, têm demonstrado, desde ontem, preocupação com o aumento da capacidade de água na localidade. 

Eles alegam o risco de que em havendo o transbordamento possa acontecer inundações na região mais próxima ao manancial. O alerta foi intensificado nas últimas horas devido às fortes chuvas que atingem a região. 

Por isso, as Prefeituras de Sousa e Cajazeiras, no Sertão paraibano, criaram forças-tarefa para monitorar a situação do Açude Engenheiro Ávidos e prestar assistência ágil à população em caso de acidentes. O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, afirmou que embarcará para Brasília para pedir ao governo federal providências em relação ao açude.