Reservatório de água tem garantido segurança hídrica para moradores de Solânea - Foto: Reprodução
Reservatório de água tem garantido segurança hídrica para moradores de Solânea - Foto: Reprodução

Entregue em 2021, o Lago das Colinas, empreendimento imobiliário da construtora Pacto Urbanismo, situado às margens da PB 105, se destaca, entre outras coisas, pelas obras de infraestrutura que já trazem benefícios, não só aos moradores, mas a toda a comunidade de Solânea.

Juntamente com a construção do empreendimento, a Pacto Urbanismo investiu em obras que oferecem melhor qualidade de vida. Entregue recentemente, uma dessas obras estratégicas foi a construção de um sistema de abastecimento de água, composto por um reservatório de água e uma adutora dentro do loteamento Lago das Colinas.

O reservatório se destaca e já é um dos maiores da região, com 20 metros de altura e capacidade para 300 mil litros d’água. Um investimento de mais de R$ 1,5 milhão, que garante a expansão da região e segurança no abastecimento de água aos moradores.

“O planejamento técnico da localização do reservatório foi conduzido pela equipe de engenharia da Cagepa, em colaboração com a Pacto Urbanismo. A escolha estratégica do ponto mais alto do loteamento foi feita após um estudo de solo detalhado, permitindo a construção de uma estrutura de concreto armado robusta e eficiente” explicou o engenheiro da Pacto Urbanismo, Mateus Feitosa.

O reservatório e adutora são obras essenciais para comunidade e vão assegurar o abastecimento de água de forma eficiente para os futuros moradores e para a população que reside no entorno do Lago das Colinas. Com o sistema de água, é possível uma autonomia de abastecimento do loteamento por até sete dias.

“A conclusão dessas obras representa não apenas um avanço para o Lago das Colinas, mas um marco para a comunidade, garantindo desenvolvimento sustentável, segurança hídrica e qualidade de vida para todos”, disse Castro Neto, sócio diretor da Pacto Urbanismo.

Histórico hídrico na região

A situação hídrica na cidade de Solânea é uma questão fundamental, já que a cidade e a região enfrentam crises periódicas há anos. Recentemente, o governo do estado pleiteou junto ao governo federal investimentos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção, entre outras obras, do sistema adutor do Brejo, para atender aos municípios de Esperança, Remígio, Arara, Casserengue, Solânea e Bananeiras. As onze obras estruturantes pleiteadas pelo chefe do Executivo ao governo federal preveem investimentos de R$ 2,4 bilhões na Paraíba em infraestrutura rodoviária, saúde e segurança hídrica.

“Registro o nosso agradecimento à Pacto Urbanismo, que pensou além do empreendimento Lago das Colinas e do retorno financeiro, mas também teve um olhar social e de atenção para toda aquela região onde está inserido. O reservatório d’água foi totalmente custeado pela empresa e vai beneficiar todo entorno do condomínio”, salientou o prefeito de Solânea, Kayser Rocha, em recente solenidade na Câmara Municipal.