O senador Efraim Filho (União Brasil-PB) declarou nesta quinta-feira (16), durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, que o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), poderá ser o candidato a governador pela oposição em 2026, caso seja o melhor nome.
A fala de Efraim ocorre um dia após Adriano Galdino reafirmar sua pré-candidatura ao governo, durante entrevista ao programa 60 Minutos. Na ocasião, Galdino ressaltou que não aceitará ser “atropelado” no processo de definição da chapa majoritária.
Efraim destacou a conduta de Galdino nas eleições de 2022, quando o presidente da Assembleia Legislativa apoiou sua candidatura ao Senado Federal. Ele enfatizou que Galdino tem “canal aberto” para diálogos mais profundos com a oposição, reforçando a possibilidade de uma aliança para 2026.
“Adriano sabe que aqui ele é reconhecido, é valorizado, e não tenho dúvidas que a oposição, junto com o Republicanos, tende a construir uma chapa muito forte, capaz de vencer as eleições na Paraíba”, afirmou Efraim.
O senador destacou ainda que, caso Galdino decida se unir à oposição, ele será bem recebido. “Se o melhor nome for Adriano, o candidato será ele. Da mesma forma como ele disse que, havendo outros nomes, tem espaço para o diálogo”, completou.
Ao ser questionado sobre o prazo ideal para a definição do candidato da oposição, Efraim sugeriu que o anúncio ocorra até outubro de 2025, um ano antes das eleições, mas não descartou a possibilidade de que as negociações sejam concluídas antes.
As declarações reforçam a movimentação política na Paraíba em torno da sucessão estadual de 2026, com Adriano Galdino emergindo como uma figura de destaque, tanto na base do governo quanto na oposição.
Leia também:
- Pré-candidato ao Governo, Adriano Galdino externa insatisfação com entrevista de João Azevêdo, que revelou que o sucessor natural seria o vice Lucas Ribeiro
- Líder do Governo defende legitimidade de postulação de Adriano Galdino ao Governo do Estado e diz que presidente da ALPB será ouvido para discussão da chapa