O turismo doméstico no Brasil tem crescido significativamente, e a bola da vez no País é João Pessoa. Um estudo do Banco do Brasil corrobora que a capital paraibana é uma das maiores potências ascendentes no âmbito nacional e aponta a cidade como uma das favoritas para liderar o crescimento em 2024. O prefeito e candidato à reeleição pela coligação ‘João Pessoa no caminho certo’, Cícero Lucena (Progressistas), comemorou os dados e destacou que isso é fruto do forte trabalho realizado durante sua gestão.
De acordo com Cícero, João Pessoa deu um novo olhar para o turismo nos últimos quatro anos, refletido na melhoria da infraestrutura, mobilidade urbana, qualificação de mão de obra especializada e a realização de 42 eventos, com destaque para o Forró Verão, resgate da Folia de Rua, Carnaval Multicultural, apoio ao Imagineland em parceria com o Governo do Estado, além de competições esportivas como Grandfondo e Maratona Internacional.
Durante encontro com representantes do segmento, nesta quinta-feira (12), em um hotel no bairro de Manaíra, Cícero Lucena também destacou a requalificação da calçadinha reestruturada, que também ganhou um mirante. Já o letreiro do busto foi revitalizado e a limpeza acontece por meio de coletores subterrâneos. Numa projeção futura, no próximo mês será inaugurado o Complexo Turístico para pessoas com deficiência também em Cabo Branco, enquanto o projeto Orla Sul avança com obras de infraestrutura para oferecer uma nova perspectiva para as praias do Sol e Gramame, com duplicação de vias, iluminação em LED, praças e acessibilidade.
Esse conjunto de ações visa, claro, fortalecer o turismo, mas sem perder um diferencial da Capital, que é a garantia da qualidade de vida, mesmo diante do cenário de crescimento populacional. “João Pessoa e a Paraíba estão vivendo um momento muito especial, seja no turismo ou no desenvolvimento econômico. Do jeito que estamos estruturados, em parceria com o Governo do Estado, poderemos seguir avançando para oferecer uma boa acolhida para o turista e qualidade de vida para os nossos moradores. É um projeto de desenvolvimento em que o turismo é fundamental, mas com um olhar para toda a cadeia que envolve esse segmento”, afirmou Cícero Lucena.
Crescimento acelerado
Conforme estudo do Banco do Brasil, o turismo no Nordeste tem se destacado, especialmente nos estados da Bahia, Pernambuco e Paraíba. Além disso, grandes centros urbanos enfrentam problemas de superlotação e queda na qualidade de vida, favorecendo o crescimento de cidades menores e bem estruturadas, como João Pessoa, que têm atraído novos moradores.
O Censo de 2022 revelou, por exemplo, que Recife perdeu 3% da sua população, enquanto João Pessoa registrou um aumento de 15,26% em relação a 2010. Nesse prazo de 12 anos, a capital paraibana ganhou 110 mil novos habitantes. Já em Natal e Recife a população diminuiu – no mesmo período.
Esse cenário tem consolidado João Pessoa como um destino de primeira moradia, impulsionando o setor imobiliário e valorizando o metro quadrado acima da média nacional, colocando a cidade entre as três capitais com maior valorização do País.
Outro fator que promete transformar economicamente João Pessoa é o Polo Turístico do Cabo Branco, um projeto que prevê investimentos de R$ 1,7 bilhão. O empreendimento contará com resorts, parque aquático, espaços de lazer e novos estabelecimentos comerciais e de serviços, o que deve gerar um impacto positivo em vários setores da economia e aumentar as oportunidades de emprego na cidade.