Deputado Sargento Neto convoca manifestação da segurança pública antes da realização da assembleia das categorias para discussão da proposta do governo
Sargento Neto (PL) é deputado estadual pela oposição na ALPB - Foto: Reprodução

Mal encerrou a reunião do governo do estado com as forças de segurança – polícias Militar, Civil, Penal e Corpo de Bombeiros –, o deputado estadual Sargento Neto (PL) usou as redes sociais, na noite dessa quinta-feira (20), para convocar uma manifestação da categoria. O chamado ocorre antes mesmo da realização da assembleia marcada para esta sexta-feira (21) para apresentação oficial da proposta do governo aos representantes das forças de segurança, prevista para a próxima semana.

A antecipação do protesto tem sido vista como uma tentativa de politização da pauta salarial da segurança pública, uma vez que setores da oposição têm utilizado o tema como ferramenta eleitoral. O embate político, no entanto, pode acabar atrapalhando as negociações, segundo especialistas na área.

O discurso de que a Paraíba paga um dos piores salários do país perdeu força após o vereador de Campina Grande, Pimentel Filho, apresentar dados oficiais que colocam o estado como o nono melhor salário base da Polícia Militar. Ainda assim, a remuneração dos agentes de segurança segue sendo um tema sensível e de grande repercussão entre a categoria.

A mobilização dos policiais também ganhou espaço dentro da bancada do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, que tem forte ligação com o senador Efraim Filho, pré-candidato ao governo estadual e principal nome da oposição ao grupo do governador João Azevêdo.

Por outro lado, Sargento Neto, que é policial da reserva e busca a reeleição na Assembleia Legislativa, tenta consolidar uma pauta independente, visto que o Partido Liberal (PL) estuda lançar candidatura própria ao governo. Neto foi exonerado sem aviso prévio pelo prefeito Bruno Cunha Lima, o que pode indicar um afastamento dentro do grupo político e reforçar sua necessidade de buscar protagonismo com uma “pauta solo”.

Enquanto a disputa política se intensifica, a categoria aguarda a apresentação oficial da proposta do governo estadual, o que deve ocorrer nos próximos dias. Resta saber se a mobilização convocada pelo deputado terá adesão suficiente para pressionar as negociações ou se será vista como uma manobra eleitoral antecipada.

Confira a convocação: