
Em pronunciamento nesta terça-feira (22), na Tribuna da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Danielle do Vale (Republicanos) expressou preocupação diante do que classificou como uma campanha de desqualificação contra a indicada ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Alanna Galdino. Para a parlamentar, as críticas dirigidas à indicada extrapolam o campo técnico e revelam um viés de gênero.
Danielle destacou uma fala recente feita por uma procuradora, que afirmou que Alanna “não tem trajetória própria”, que sua história seria fruto da atuação de seu pai, e que ela sequer teria opinião formada. Segundo a deputada, esse tipo de comentário reflete um padrão histórico de tentativa de deslegitimação de mulheres que ocupam espaços de poder.
“É muito preocupante quando esse tipo de fala parte de outra mulher, porque em vez de fortalecer a representatividade feminina, contribui para fragilizá-la”, afirmou.
+ ✅ Receba todas as notícias do Portal Poder Paraíba no WhatsApp
A deputada também ressaltou que Alanna Galdino está prestes a se tornar a primeira mulher indicada ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas da Paraíba, um fato histórico que representa um avanço na luta por mais equidade de gênero nas instituições públicas. “É uma conquista que deve ser celebrada, não atacada. Uma mulher que rompe barreiras e chega a esse posto deve ser reconhecida por sua trajetória e não ter sua legitimidade questionada por ser filha de alguém ou por ser mulher”, pontuou.
Danielle ainda observou que nenhum homem indicado ao TCE teve sua trajetória associada à figura paterna ou teve sua autonomia questionada nesses termos. “Quando se trata de uma mulher, a crítica muitas vezes assume contornos de julgamento moral, pessoal e até familiar”, acrescentou.
A parlamentar finalizou reafirmando seu compromisso com a valorização da presença feminina em espaços de decisão. “É essencial garantir que as mulheres tenham acesso, reconhecimento e respeito nesses ambientes. E isso passa por um debate que seja justo, responsável e livre de preconceitos”, finalizou.
Mais notícias sobre Alanna Galdino:
- “Questionários inquisitivos”: Defesa de Alanna Galdino denuncia abuso interpretativo do MPC e reafirma legalidade e legitimidade de nomeação ao TCE-PB: “Sim, teremos uma conselheira!”
- + “Fora do padrão”: “Esse processo não é um alecrim dourado”, diz Nominando Diniz ao criticar atuação do MPC em julgamento que contesta indicação de Alanna Galdino ao TCE-PB
- + Adiamento: TCE-PB adia julgamento sobre indicação de Alanna Galdino após pedido do conselheiro Nominando Diniz
- + Legalidade da indicação: Presidente do TJPB suspende decisão que impedia posse de Alanna Galdino como conselheira no TCE-PB
- + Nota Oficial: ALPB contesta decisão judicial que suspende indicação de Alanna Galdino para o TCE-PB e cita respeito ao “devido processo legal”
- + Justiça derruba nomeação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira do TCE-PB
- + Foto do dia: Diálogo de bastidor rouba a cena na abertura do 2ª Confep
- + Filha de Adriano Galdino: TCE-PB marca julgamento de ação do MPC contra indicação de Alanna Galdino para conselheira
- + 31 votos favoráveis: Assembleia Legislativa aprova indicação da 1ª mulher para o cargo de conselheira do TCE-PB
- + Filha de Adriano Galdino: Alanna Galdino é candidata única à vaga de conselheira do TCE-PB
- + Regularidade: Felipe Leitão defende lisura no processo de indicação de Alanna Galdino para o TCE-PB
- + Governador João Azevêdo nomeia Alanna Galdino, primeira mulher no cargo de conselheira do TCE-PB
- + Representação: MP de Contas solicita suspensão da nomeação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira do TCE-PB
- + Retaliação? Procuradora que tentou vaga de conselheira assina ação contra nomeação de Alanna Galdino