A defesa do deputado estadual Chico Mendes (PSB) informou que irá recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que indeferiu sua candidatura à Prefeitura de Cajazeiras nesta segunda-feira (9). A confirmação foi dada pelo advogado Joselito Feitosa, membro da equipe jurídica da coligação “Mudar para Crescer”. Segundo Feitosa, a campanha do parlamentar continuará normalmente até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emita uma decisão definitiva sobre o caso.
Em entrevista ao Diário do Sertão, Feitosa ressaltou que o recurso será protocolado nos próximos dias. “Vamos recorrer, e enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não julgar, a campanha segue sem impedimentos, tanto no âmbito eleitoral quanto jurídico”, afirmou o advogado.
A candidatura de Chico Mendes foi questionada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pela coligação “Para a Mudança Continuar”, encabeçada pela candidata Corrinha Delfino (Progressistas). Eles alegam que Mendes estaria tentando disputar um terceiro mandato consecutivo em cargo executivo, uma vez que foi prefeito de São José de Piranhas entre 2017 e 2022, antes de renunciar ao cargo para se eleger deputado estadual.
O TRE-PB decidiu por indeferir a candidatura após votação, com cinco votos a favor e uma abstenção, revertendo a decisão anterior do juiz da 68ª Zona Eleitoral, que havia deferido a candidatura de Chico Mendes no último dia 16 de agosto.
Feitosa também destacou que o prazo para a substituição de candidaturas é até o dia 16 de setembro, mas demonstrou confiança em uma reviravolta favorável no TSE antes desse prazo. “Estamos confiantes em uma decisão positiva, mas caso o julgamento não ocorra a tempo, caberá ao candidato decidir se permanece na disputa ou se opta pela substituição. Até lá, a campanha continua normalmente”, concluiu.