Conheça o novo Museu da História da Paraíba em imagens: um mergulho na cultura e na memória no Palácio da Redenção totalmente revitalizado
Novo Museu da História da Paraíba, no Palácio da Redenção revitalizado - Foto: DronandoJP

O Palácio da Redenção, um dos edifícios mais simbólicos da Paraíba, voltou a brilhar. Após a maior restauração já realizada em sua história, o espaço abre as portas como o novo Museu da História da Paraíba, inaugurado nesta sexta-feira (3) pelo governador João Azevêdo, e se consolida como o mais novo ponto de valorização do Centro Histórico de João Pessoa.

Com investimento superior a R$ 11,5 milhões, as obras executadas pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) transformaram completamente o Palácio, que agora reúne arte, memória política e patrimônio histórico em um único espaço aberto à população.

“Revitalizar o Centro Histórico de João Pessoa não ficou apenas em palavras, em retórica. É realidade, é ação, porque o nosso propósito é fazer o Centro ganhar vida”, destacou o governador João Azevêdo durante a inauguração.

Um novo capítulo da história paraibana

A cerimônia reuniu autoridades, artistas, acadêmicos e familiares de Ariano Suassuna, que nasceu no Palácio da Redenção em 1927 e agora é homenageado com um espaço exclusivo dentro do museu.

“A história de papai está viva neste museu”, disse emocionada Mariana Suassuna, filha do escritor, acompanhada da mãe, Zélia Suassuna.

Por meio de parceria com a Fundação de Apoio ao Ensino à Pesquisa e à Extensão (Furne) e o Museu Assis Chateaubriand, o público poderá contemplar obras de grandes artistas brasileiros como Pedro Américo, Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Cândido Portinari.

Veja mais: 

➕ “Revitalizar o Centro Histórico não ficou só nas palavras, é realidade”, afirma João Azevêdo ao inaugurar o Museu da História da Paraíba

Moderno, acessível e repleto de história

A restauração abrangeu 3.074,80 m², incluindo o prédio principal e o anexo. O projeto modernizou redes elétricas, hidráulicas, de climatização, acessibilidade, combate a incêndio e segurança. O local conta ainda com monitoramento por câmeras, presença da Casa Militar e um acervo interativo e bilíngue, que valoriza o turismo histórico e cultural.

Entre as atrações estão mobiliário original restaurado, documentos raros, obras de arte e peças que narram mais de dois séculos da história política e social da Paraíba.

Visitação gratuita e monitorada

O novo Museu da História da Paraíba está aberto ao público a partir deste sábado (4), com entrada gratuita. As visitas acontecem de terça a domingo, em quatro horários: 9h, 11h, 13h e 15h, com grupos limitados a 50 pessoas e monitoria bilíngue para turistas estrangeiros.

Grupos com dez ou mais pessoas devem agendar pelo e-mail:
📧 [email protected]

Confira imagens:
(Fotos: Francisco França / DronandoJP)

➕✅ Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.