
O rompimento político entre o Progressistas (PP) e a gestão do prefeito Cícero Lucena (sem partido) teve, nesta quinta-feira (11), seu desdobramento mais direto na Prefeitura de João Pessoa. Com o prefeito em viagem à Europa, coube ao vice-prefeito Leo Bezerra (PSB), que está no exercício do cargo, assinar as portarias que oficializaram a saída de aliados da família Ribeiro e de outras lideranças do PP da administração municipal.
As exonerações foram publicadas na noite de quarta-feira (10) no Diário Oficial do Município e atingiram figuras próximas à senadora Daniella Ribeiro e ao vice-governador Lucas Ribeiro. Entre os nomes desligados estão Vaulene Rodrigues, presidente municipal do PP; Virgínia Veloso Borges, mãe da senadora, que comandava a Secretaria de Políticas para as Mulheres; Marcella Ribeiro, filha de Daniella, que exercia cargo comissionado na Secretaria de Governo; e Ana Giovana Medeiros, vinculada ao Instituto Cândida Vargas.
Todos foram exonerados a pedido. Presidente municipal do PP, Vaulene Rodrigues havia comunicado na última semana que as lideranças do partido deveriam entregar seus cargos na Prefeitura de João Pessoa.
A saída dos aliados era a confirmação que faltava sobre o fim da aliança entre Cícero Lucena e o PP, relação que vinha sendo tensionada desde o início das articulações para as eleições de 2026. O próprio prefeito já havia anunciado sua desfiliação da legenda, que deve lançar Lucas Ribeiro como candidato ao Governo da Paraíba.
Em nota, a direção do PP estadual reconheceu publicamente o rompimento político, afirmando que Cícero deixou a base governista por um “projeto pessoal”.
Ao assumir as canetadas e efetivar as exonerações, Leo Bezerra deu concretude a uma decisão que redefine a base política da gestão municipal e projeta novos arranjos de forças para os próximos embates eleitorais na capital paraibana.
Leia também:
Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
Siga o Poder Paraíba no Instagram.