Com aval de João Azevêdo, Chico Mendes deve desistir da disputa pela prefeitura de Cajazeiras; Pablo Leitão é cotado para assumir a cabeça de chapa pelo PSB
Retirada de Chico Mendes e ascensão de Pablo Leitão teria o aval de João Azevêdo, Chico Mendes deve desistir da disputa pela prefeitura de Cajazeiras

A disputa pela prefeitura de Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, sofreu uma virada importante nesta terça-feira (10). Após uma reunião na Granja Santana com o governador João Azevêdo (PSB), ficou definido que o deputado estadual Chico Mendes (PSB) deixará de ser candidato à prefeitura. Em seu lugar, o vice na chapa, o médico Pablo Leitão (PSB), é o nome mais cotado para assumir a candidatura.

A decisão ocorre após o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) impugnar a candidatura de Chico Mendes, acatando recursos do Ministério Público Eleitoral (MPE) e da coligação de Socorro Delfino (PP). As entidades argumentaram que Mendes estaria buscando disputar um terceiro mandato consecutivo no Executivo, já que ele exerceu o cargo de prefeito de São José de Piranhas entre 2017 e 2022. Mendes renunciou ao cargo no ano passado para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba, onde foi eleito deputado estadual.

O julgamento no TRE-PB, ocorrido nesta terça-feira, teve a conclusão favorável à impugnação. O relator do processo, Bruno Teixeira de Paiva, já havia se manifestado contra a candidatura de Mendes, sendo acompanhado pelos desembargadores Oswaldo Trigueira do Vale Filho, os juízes Roberto França, Sivanildo Torres Ferreira e a juíza Maria Cristina Paiva Santiago. O juiz Fábio Leandro se absteve de votar.

ENTREVISTA COLETIVA

Chico Mendes vai conceder uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (11) para oficializar sua saída da corrida eleitoral e anunciar a nova configuração da chapa. A substituição por Pablo Leitão é vista como uma tentativa de manter a coesão do grupo político e a competitividade do PSB na disputa pela prefeitura de Cajazeiras, uma das mais estratégicas da região.

Pablo Leitão, além de ser o vice de Chico Mendes, é médico e possui uma boa aceitação entre eleitores locais. A expectativa é de que o grupo governista busque manter o apoio ao novo candidato para enfrentar a forte concorrência de Socorro Delfino, do PP, que vem ganhando força nas pesquisas de intenção de voto.

A reviravolta marca um novo capítulo na acirrada disputa eleitoral de Cajazeiras, cuja definição pode impactar o cenário político do Alto Sertão.