A Câmara Municipal de Santa Luzia promoveu um aumento considerável no número de servidores comissionados contratados no exercício orçamentário de 2024. De acordo com o sistema Sagres, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), foram gastos o equivalente a R$ 433.858,63 (quatrocentos e trinta e três mil, oitocentos e cinquenta e oito reais e sessenta e três centavos) só com os pagamentos de salários no primeiro trimestre deste ano, correspondentes as folhas de pessoal dos meses de janeiro, fevereiro e março.
De acordo com o TCE-PB, atualmente são 38 servidores comissionados trabalhando para uma Câmara Municipal que funciona de maneira precária, em espaço alugado na Loja Maçônica de Santa Luzia, com apenas duas sessões deliberativas por mês e que há semanas não realiza sessão por se encontrar com a pauta travada.
O número identificado na gestão do atual presidente Netto Lima (MDB), biênio 2023-2024, corresponde a um crescimento de quase 200% no quantitativo de servidores comissionados contratados em relação a dezembro de 2022, mês de conclusão da Mesa Diretora do primeiro biênio 2021-2022, que foi comandada pelo ex-presidente Thiago Araújo (Republicanos), que contava com apenas 13 comissionados.
Atualmente, apenas dois servidores são efetivos e são 11 servidores eletivos, que são os próprios vereadores. No primeiro semestre também foram acrescidos os salários de três parlamentares suplentes.
Confira os números, segundo o Sagres/TCE-PB:
- Janeiro, fevereiro e março de 2024:
- Ano de 2022: