A retirada da Capitã Rebeca da coordenação da fiscalização da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de João Pessoa foi uma decisão unilateral do secretário de Segurança Urbana e Cidadania, João Almeida, tomada sem comunicação prévia ao prefeito Cícero Lucena, que tomou conhecimento da medida por meio da imprensa.
A revogação foi oficializada em portaria publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (7) e anulou o ato em vigor desde maio de 2025, que atribuía à secretária executiva Capitã Rebeca a responsabilidade pela fiscalização dos horários de trabalho e pela distribuição dos plantões extras da corporação.
Nos últimos meses, Capitã Rebeca vinha intensificando ações operacionais e ampliando a divulgação das fiscalizações nas redes sociais, onde soma cerca de 161 mil seguidores. A atuação deu maior visibilidade ao trabalho da GCM, incluindo a defesa do sistema de Smart City, implantado na gestão de Cícero Lucena, em meio a críticas feitas na internet.
A revogação da portaria pelo secretário João Almeida tem sido alvo de duras críticas nas redes sociais. Parte dos internautas interpreta a medida como uma possível perseguição à Capitã Rebeca, que vinha ganhando maior visibilidade pública do que o próprio secretário ou do comando da CGM, em razão do seu perfil operacional e da desenvoltura na comunicação pelas redes sociais.
Segundo informações de bastidores, apesar do alcance e da repercussão positiva junto a parte da população, a postura da Capitã Rebeca passou a gerar desconforto interno. Integrantes da Guarda relataram críticas ao que classificaram como possível uso da estrutura da secretaria para autopromoção pessoal.
Entre as ações divulgadas estão operações de combate à atuação de flanelinhas em diversos pontos da cidade e uma fiscalização no entorno do Farol do Cabo Branco, no bairro do Seixas. Neste último caso, vídeos mostraram pessoas mantendo relações sexuais em área de mata, o que ampliou a repercussão do episódio e acirrou o debate interno sobre os limites da exposição de operações nas redes sociais.
Veja também:


