Mal terminou o último e conturbado processo eleitoral, e as principais lideranças do Partido Republicanos já trabalham pesado nas articulações visando a conquista dos dois maiores postos políticos no Estado, que são os comandos da Prefeitura de João Pessoa, em disputa em 2024 e do Palácio da Redenção, em 2026.

Neste dia 5 de março, em plena tarde de domingo, o Republicanos anunciou apoio à reeleição do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, há exatos um ano e sete meses do próximo pleito municipal. Algo inesperado, estranho, que deixou vários atores da classe política com uma pulga atrás da orelha.

Mas, o que está por trás desse anúncio tão antecipado?

Bem, vamos tentar desmistificar um pouco desse xadrez político.

OPORTUNIDADE

O Republicanos, partido que foi o fiel da balança na reeleição do governador João Azevêdo, teria visualizado um suposto incômodo do prefeito Cícero Lucena com a sua atual situação política, inclusive, com possível estremecimento na relação com aliados. E como diria Albert Einstein, um dos maiores gênios da humanidade, é “no meio dificuldade que se encontra a oportunidade”.

Pois bem, o Republicanos analisou o cenário, enxergou um campo fértil a ser explorado e decidiu antecipar o anúncio oficial de apoio ao Caboclinho.

Lembrem-se, as relações políticas são construídas através de muito diálogo e, sobretudo, por gestos. Portanto, estrategicamente é favorável apostar em um gestor que administra a Prefeitura da Capital do Estado, com um enorme orçamento disponível, e que é naturalmente candidato à reeleição.

FUTURO PARTIDÁRIO

O Republicanos aparece como um caminho viável para a filiação de Cícero. Trata-se de um partido com musculatura eleitoral a garantir competividade ao atual gestor. Nesse caso, fortaleceria a legenda com a administração da Capital, e facilitaria a manutenção da atual composição com Leo Bezerra (PSB), como vice-prefeito e companheiro de chapa.

Vale salientar, que o prefeito também tem sido cortejado pelo PSB, partido do governador João Azevêdo e do atual vice-prefeito, e também pelo PDT.

INDICAÇÃO DO VICE

Isso não se concretizando, ainda assim o Republicanos teria fechado questão com Cícero de olho na ampliação de espaços na administração municipal e na composição de chapa com o atual prefeito, em 2024. O indicado poderia ser o deputado estadual Wilson Filho (Republicanos), que já manifestou diversas vezes a vontade de governar João Pessoa. E esse poderia ser o caminho mais curto para concretização desse “sonho”.

QUEM PERDE?

Em tese, quem mais perde com a manobra é o Progressistas. Mas, ainda resta saber como ficará o partido do deputado federal Aguinaldo Ribeiro nesse xadrez político.

E, por falar em PP, a legenda deverá validar federação partidária com o União Brasil nos próximos dias. O ato deve provocar uma disputa interna entre Aguinaldo Ribeiro e o senador Efraim Filho pela presidência da nova legenda na Paraíba. E, em caso de derrota nessa bola dividida, um caminho para o deputado federal poderá ser deixar o Progressistas e migrar para o PSD, de sua irmã, a senadora Daniella Ribeiro.

QUEM GANHA?

Se por um lado, o apoio antecipado do Republicanos é uma boa notícia para Cícero, do ponto de vista político; para oposição, a adesão também tem seu lado positivo.

O anúncio de apoio do Republicanos a Cícero, encerra o discurso governista de antecipação do debate de 2024 por parte da oposição, deflagrado, segundo aliados do prefeito, em meio as discussões de engorda da orla marítima da Capital.

REFORÇO

A antecipação do apoio vai facilitar, ainda mais, a governabilidade de Cícero não apenas na Câmara Municipal, com a adesão do vereador Marmuthe Cavalcanti à base, como também na Assembleia Legislativa da Paraíba.

O plenário da Casa de Epitácio Pessoa tem sido palco de críticas à administração municipal por parte deputados ‘de olho’ na cadeira de prefeito, como Luciano Cartaxo (PT), Cida Ramos (PT) e Wallber Virgolino (PL). Com a chegada do Republicanos, Cícero terá em tese o “reforço” de uma bancada de oito parlamentares.

APETITE REPUBLICANO

O Republicanos tem três deputados federais eleitos; a maior bancada na Assembleia Legislativa, com oito deputados estaduais. Possui o comando da Casa de Epitácio Pessoa, com o presidente Adriano Galdino, eleito e reeleito para o primeiro e segundo biênios; ocupa a presidência nas duas principais comissões temáticas da ALPB, Constituição e Justiça, com o deputado Wilson Filho e a Comissão de Orçamento, com Jutay Meneses; tem ocupado espaços generosos no Governo João Azevêdo II.

Mas, não há como negar, o apetite republicano parece insaciável.

O movimento do Republicanos em favor de Cícero Lucena visa o fortalecimento do partido com vistas às futuras disputas eleitorais: o pleito municipal de 2024 e a concorrência ao Governo do Estado, em 2026.

O partido segue se fortalecendo, ocupando todos espaços e ganhando apoios importantes. Isso é notório.

A preço de hoje, o Republicanos já tem nomes fortes o suficiente para concorrer tanto ao Governo da Paraíba, quanto ao Senado Federal na eleição em 2026.