Por Nelson Justino

Qual é a quantidade de peso ideal que uma pessoa com sobrepeso ou obesidade deve perder em um mês? Ou em quanto tempo uma pessoa deve levar para obter o peso e o corpo desejado? São duas perguntas que me fazem diariamente aqui no consultório e que é praticamente impossível de serem respondidas de uma forma precisa.

Inicialmente é importante destacar que existe cerca de 15 fatores que interferem diretamente na perca de peso de uma pessoa, o que, portanto, torna-se impossível mensurar de forma precisa quanto uma pessoa vai perder de peso dentro de um ou mais meses. Cada organismo responde de forma única, e o processo de perca de peso deve ser respeitado. Existe pessoas que mesmo se exercitando e fazendo a dieta certinha, perdem menos de um quilo dentro de um mês, já existe outras pessoas que perdem mais de 5kg. Isso chama-se individualidade biológica e deve ser levado em consideração.

É bem comum observarmos pessoas saírem frustradas após um retorno com um nutricionista, por não terem perdido a quantidade de peso que elas gostariam dentro de alguns dias. Mas observem, embora um paciente não tenha perdido tudo o que gostaria ele já consegue notar algumas mudanças no seu organismo, como: ter mais disposição mental ter mais energia para realizar suas atividades físicas, aumento da libido, melhora da imunidade, melhora do sono, melhora do funcionamento intestinal, controle de taxas bioquímicas como colesterol e glicose que antes se encontravam alteradas, ou seja, a pessoa não perdeu todo o peso que ela gostaria, mas a sua qualidade de vida está melhor e isso deve ser levado em consideração.

Quando eu recebo um paciente que se encontra acima do peso aqui no consultório, vou querer obviamente que ele perca o máximo de peso possível, porém eu preciso entender que nem sempre as pessoas perderão o peso na velocidade que elas desejam e que cada pessoa possui um ritmo fisiológico. Se uma pessoa só consegue perder um quilo de gordura por mês, eu tenho que entender que isso é o normal dela. Não adianta eu comparar a evolução dela com a de outra pessoa ou esperar um resultado ainda melhor. Eu preciso respeitar o ritmo desse paciente

Outra coisa, Uma boa dieta não é aquela que é restritiva ou que te faz perder muito peso em pouco tempo, mas é aquela que além de te fazer perder peso (mesmo que seja de forma moderada) te faz sentir prazer em comer, que não te deixa com abstinência alimentar, que não te deixa com fome, e o mais importante que traga benefícios para tua saúde, melhorando a tua qualidade de vida.

Imaginem duas situações:

Primeira, uma pessoa é submetida a um protocolo radical de emagrecimento com jejuns, restrições calóricas severas, sem consumir o que gosta, fazendo uso de medicamentos. Esse protocolo leva a pessoa a perder uma quantidade de peso relativamente rápida, mas a pessoa se sente letárgica, sem energia, com muito sono, enjoada, com dor de cabeça, sente fome e muita vontade de comer alguma besteira. Essa pessoa perdeu mais de 5 quilos em um mês, mas com menos de 3 meses após o término desse protocolo, ela recuperou tudo o que perdeu. Adiantou de que?

Segunda situação: a pessoa não tem dieta restritiva, come apenas o que gosta, não sente fome, não sente dor de cabeça, não fica com abstinência, tem mais energia, tem mais disposição, o dia rende mais, a imunidade ta melhor, e no final de semana come duas a três besteiras como refeições livres. Essa pessoa perdeu apenas um quilo, mas sem sofrimento. Se esse quilo continuar sendo perdido ao longo de um ano, essa pessoa perderá 12 quilos, tendo a felicidade de comer o que gosta e muito provavelmente sem recuperar o peso perdido.

Os estudos apontam que de modo geral, é interessante que uma mulher perca algo entre 1-3 kg e os homens entre 2-4 kg por mês. Segundo algumas pesquisas, quando uma pessoa perde mais do que isso em um mês ele tende a ter o reganho rebote, por isso que não é interessante perder peso de forma rápida

Entendam que o processo de emagrecimento saudável e inteligente não é aquele que faz a pessoa perder peso de forma rápida. Na verdade, isso é até pior. Quando perdemos muito peso em pouco tempo, o nosso organismo não entende que estamos perdendo peso porque queremos, mas sim que o nosso corpo está sendo assolado por algum estresse externo. O nosso corpo entende que ele tá passando fome, tá adoecendo, tá morrendo e por essa razão ele faz uma serie de adaptações fisiológicas e metabólicas para que a perca de gordura seja não apenas interrompida como também ela seja ressintetizada. Esse processo é um dos principais mecanismos de defesa para sobrevivência que o nosso corpo encontra quando passamos por alguma situação de adversidade alimentar

Qual é a quantidade de peso ideal que uma pessoa com sobrepeso ou obesidade deve perder em um mês? Ou em quanto tempo uma pessoa deve levar para obter o peso e o corpo desejado? São duas perguntas praticamente impossíveis de serem respondidas de forma precisa.

Existem exatamente 15 fatores que interferem diretamente no processo de emagrecimento, tornando impossível mensurar de forma precisa quantos quilos de gordura uma pessoa irá perder dentro de um ou mais meses após iniciar um protocolo de emagrecimento. Cada organismo responde de forma única, e o processo de perca de peso deve ser respeitado.

Existem pessoas que mesmo se exercitando e fazendo a dieta certinha, perdem menos de um quilo dentro de um mês, já existem outras que perdem mais de 5kg no mesmo período.

É preciso entender que nem sempre as pessoas perderão o peso na velocidade que elas desejam e que cada individuo possui um ritmo fisiológico diferente. Se uma pessoa só consegue perder ½ kg de gordura dentro de um mês, temos que entender que isso é o normal dela. Não adianta compararmos a evolução dela com a de outra pessoa ou esperar um resultado ainda melhor.

Os estudos apontam, que de modo geral, uma mulher deva perder algo entre 1-3 kg e os homens entre 2-4 kg por mês. Segundo algumas pesquisas, quando uma pessoa perde mais do que isso em um mês ela tende a ter o reganho rebote, quando interrompe o protocolo de emagrecimento. Por isso que não é interessante perder peso de forma rápida

  • Referências:
  • Van Baak M.A., Mariman E.C.M. Dietary Strategies for Weight Loss Maintenance. Nutrients. 2019;11:1916.
  • Hansen T.T., Astrup A., Sjödin A. Are Dietary Proteins the Key to Successful Body Weight Management? A Systematic Review and Meta-Analysis of Studies Assessing Body Weight Outcomes after Interventions with Increased Dietary Protein. Nutrients