A dieta detox é uma modalidade dietética que envolve refeições líquidas feitas á base de frutas e vegetais, muitas vezes contendo diuréticos e laxantes e a proposta é bem sedutora: remover resíduos tóxicos do organismo para que ele funcione melhor e assim contribuir para o emagrecimento.
Mas, será que as dietas detox funcionam mesmo?
Bom, as abordagens de desintoxicação desafiam os princípios gerais da fisiologia humana, pois o corpo humano possui mecanismos altamente sofisticados para eliminar toxinas, sem a necessidade de nenhuma dieta específica. O fígado, os rins, o sistema gastrointestinal, a pele e os pulmões desempenham um excelente papel na excreção de toxinas exógenas e endógenas de nosso corpo
Vejam bem, sempre que cometemos excessos seja com relação ao consumo de comida, sódio, álcool e drogas é normal sentir desconfortos fisiológicos como letargia, indisposição, dor de cabeça, retenção hídrica, aumento temporário de peso, etc. Todos esses sintomas irão persistir enquanto houver estímulo para isso.
Porém quando você para com esses excessos e normaliza sua alimentação, principalmente se você praticar algum exercício físico, todos esses efeitos e sintomas vão sumindo! E o seu corpo volta a funcionar normal! E o seu fígado e rins irão trabalhar para eliminar as substâncias toxicas que foram introduzidas e geradas no nosso corpo.
Mas, por que algumas pessoas observam uma perca de peso tão rápida quando fazem dietas detox? Porque essas dietas apresentam um baixo aporte calórico e são ricas em componentes diuréticos e as vezes laxantes. A maior parte do peso perdido é constituído de água e não de gordura. Essas pessoas não emagrecem, elas se desidratam!
E é justamente por isso que vários profissionais de saúde ou empresas prescrevem ou vendem as dietas detox. Por essas dietas promoverem uma perda de peso de certa forma rápida (causado pela perca de água) e isso causa uma fajuta impressão de que a pessoa está emagrecendo!
Até o momento, nenhum estudo randomizado controlado foi conduzido para avaliar a eficácia das dietas Detox em humanos. A maioria dos relatos que citam benefícios dessas dietas se baseiam em evidências sem rigor científico de causa e efeito. Ou seja, foram estudos malconduzidos sem um bom controle metodológico e que sempre são disseminados nas redes sociais e mídias sensacionalistas.
Leia também:
Na verdade, os estudos dizem que essas dietas causam mais malefícios do que benefícios. Alguns combos de dietas detox envolvem capsulas de ervas naturais que não tem muita fiscalização e que apresentam atividades hepatóxicas e nefrotóxicas
Algumas dessas dietas são tão restritas que permitem apenas 400 calorias por dia. Essas dietas extremamente baixas em calorias levam a um aumento nos hormônios do estresse, incluindo o cortisol, que pode causar outros efeitos negativos, incluindo a estimulação do apetite, que pode levar ao ganho de peso rebote da compulsão alimentar. Curiosamente, o aumento dos níveis de cortisol persiste mesmo após 21 dias de restrição calórica para 1200 kcal/dia
Vejam bem, sucos naturais e sopas de vegetais são muito saudáveis e todos nós podemos consumi-los todos os dias, o problema é se alimentar apenas disso por muito tempo.
Por essas dietas terem uma oferta calórica muito baixa não promovem saciedade e também não oferecem todos os nutrientes que o nosso corpo precisa, em especial as proteínas!
Considerando a falta de evidências científicas, bem como os riscos potenciais do consumidor as dietas Detox devem ser desencorajadas por profissionais de saúde.
Em resumo, a dieta detox é mais uma estratégia dietética que não se baseia em ciência e que não serve para muita coisa!
*Por Nelson Justino
Imagem: Freepik