Clima esquenta na Câmara de Bayeux: presidente critica oposição por tumulto e pede desculpas à prefeita: "Até ontem babavam a gestão"
Jays de Nita pediu desculpas à prefeita Tacyana Leitão - Foto: Reprodução

Jays de Nita, presidente da Câmara Municipal de Bayeux, protagonizou um discurso contundente ao final da sessão de abertura dos trabalhos legislativos, realizada na noite desta terça-feira (3). A parlamentar criticou a postura de vereadores da oposição, que, segundo ela, tentaram tumultuar os trabalhos logo na primeira sessão do ano, que contou com a presença da prefeita Tacyana Leitão.

De acordo com Jays, o comportamento de parte dos parlamentares comprometeu o clima institucional da Casa e desviou o foco do que deveria ser um momento de retomada dos debates em prol da cidade. A presidente afirmou que a atitude da oposição foi marcada por provocações e tentativas de desestabilizar a condução dos trabalhos legislativos.

Durante o pronunciamento, a chefe do Legislativo também fez um pedido público de desculpas à prefeita Tacyana Leitão pelo clima de tensão registrado na sessão. Jays destacou que o momento deveria ser de união entre os poderes em benefício da população.

Em tom ainda mais crítico, a presidente declarou que alguns dos vereadores que hoje se colocam como oposicionistas “até semana passada eles babavam a gestão”, mas mudaram de posição “após fecharem com o governo”. A fala elevou a temperatura política no plenário e escancarou o acirramento entre base governista e oposição já no início do novo período legislativo.

A sessão marcou oficialmente o início dos trabalhos parlamentares em 2026 e evidenciou que o ambiente político em Bayeux deve seguir em clima de forte polarização nos próximos meses.

Veja também: 

➕ Prefeita Tacyana Leitão abre ano legislativo, faz balanço da gestão e fala em “transformação de Bayeux”

➕ Após articulação de Felipe Leitão, nova presidente da Câmara de Bayeux, Jays de Nita, declara apoio a Cícero Lucena para governador

➕ Jays de Nita assume definitivamente a presidência da Câmara de Bayeux após a morte de Adriano Martins

Confira a fala da presidente: