Prefeito Cícero Lucena (MDB) - Foto: Sergio Lucena
Prefeito Cícero Lucena (MDB) - Foto: Sergio Lucena

A Prefeitura de João Pessoa vem promovendo, desde 2021, um processo abrangente de modernização e expansão dos serviços da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Esse trabalho envolve a aquisição de novos equipamentos voltados à coleta seletiva, além do apoio às cooperativas que atuam na atividade, substituindo veículos de tração animal por 60 recicletas. Dando continuidade ao projeto, o prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (4), 50 motocicletas destinadas à fiscalização do órgão e 50 contêineres para melhorar o descarte de resíduos na cidade.

Durante a cerimônia realizada na sede da Emlur, o prefeito destacou que as novas motos irão intensificar a atuação dos fiscais nos bairros, ajudando a coibir o despejo irregular de lixo. Ele também ressaltou a necessidade de fortalecer as ações de conscientização e reforçou o pedido de colaboração da população para que João Pessoa avance como uma cidade sustentável e comprometida com boas práticas ambientais.

“A limpeza urbana vai além da responsabilidade de recolher. É essencial observar o que se produz, como se armazena e de que forma se descarta. Portanto, precisamos cada vez mais do entendimento da população. João Pessoa foi a primeira cidade do Brasil a instalar aquelas papeleiras que se fixam nos postes, ainda na minha primeira gestão. E seguimos avançando, seja com os coletores estacionários de mais de cinco metros cúbicos ou com equipamentos de alta tecnologia”, afirmou o prefeito.

Com o reforço da frota, a Prefeitura consolida sua política de modernização dos serviços públicos, ampliando a capacidade de atender às demandas da população. As novas motos proporcionarão mais rapidez na identificação de pontos críticos, maior presença das equipes nas ruas e maior eficiência na fiscalização. O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, destacou que a renovação permitirá ampliar a atuação diária dos fiscais nos bairros. O objetivo é combater práticas irregulares, como o descarte inadequado de resíduos domésticos e outros materiais.

“A entrega das motocicletas faz parte de um conjunto de ações implementadas pela Prefeitura para manter João Pessoa mais limpa, organizada e sustentável, com foco na eficiência dos serviços e no enfrentamento ao descarte irregular. A destinação incorreta de resíduos da construção civil, seja proveniente de pequenas obras ou de grandes construtoras que utilizam transportadores irregulares, é uma preocupação crescente. Locais com pouco movimento acabam sendo alvo desse tipo de prática, causando impactos negativos à cidade”, pontuou.

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.