O prefeito Cícero Lucena realizou, na manhã desta quinta-feira (15), a entrega de 26 escrituras referentes à modalidade Compra Assistida. A solenidade, que representou mais um avanço nas ações de habitação do Município, aconteceu no Centro de Cooperação da Cidade, localizado no bairro do Altiplano. Com essa nova etapa, o Programa João Pessoa Sustentável supera a marca de 108 famílias contempladas, consolidando um aporte de R$ 12,4 milhões destinados à Habitação Social.
“Trata-se de um modelo inovador, com grande alcance social. Essas famílias viviam em áreas de risco no Complexo Beira Rio e agora passam a ter um imóvel com escritura definitiva. Outro ponto fundamental é que elas têm autonomia para escolher onde vão morar. Não é uma imposição do poder público, mas um apoio para transformar a realidade dessas pessoas”, ressaltou Cícero Lucena.
A iniciativa Compra Assistida integra a política municipal de reassentamento e tem como pilares a segurança habitacional, a dignidade e a inclusão social de famílias que residem em áreas vulneráveis, especialmente no Complexo Beira Rio. O modelo garante liberdade de escolha do imóvel, oferecendo suporte técnico e acompanhamento da Prefeitura. Cada núcleo familiar pode adquirir uma moradia de até R$ 115 mil.
O vice-prefeito Leo Bezerra destacou a amplitude das ações habitacionais no Município. “Somando todas as frentes do programa, já alcançamos cerca de 400 famílias beneficiadas, incluindo ações do João Pessoa Sustentável e da Secretaria Municipal de Habitação, como no bairro São José. Isso reflete a forma como a Prefeitura cuida das pessoas, com respeito, dignidade e compromisso”, afirmou.
Segundo o coordenador executivo do Programa João Pessoa Sustentável, Vitor Cavalcante, a meta final é atender 171 famílias por meio da Compra Assistida. Ele também enfatizou a importância do eixo social, que ganhou destaque em 2025, para o êxito do programa.
“Além do Compra Assistida, estão sendo construídos 747 apartamentos na Avenida Beira Rio, bem como outros 28 no bairro Santa Clara. Para as famílias que permanecem fora das áreas de risco, estamos promovendo a regularização fundiária, com a entrega de 1.300 escrituras, além da urbanização das oito comunidades e da implantação de um parque linear”, explicou.
Famílias contempladas – As 26 escrituras entregues nesta etapa beneficiaram moradores das oito comunidades que integram o Complexo Beira Rio: Tito Silva, São Rafael, Santa Clara, Miramar, Vila Tambauzinho, Cafofo Liberdade, Brasília de Palha e Padre Hildon Bandeira.
Entre os beneficiados está a doméstica Edneide Costa Barbosa, ex-moradora da comunidade Padre Hildon Bandeira, que agora conquistou a casa própria em um apartamento no bairro João Paulo II. “Onde eu morava era muito difícil, a casa vivia alagada e o risco era constante. Hoje é um sonho realizado. Moro com meu filho e minha nora em um apartamento novo. É uma bênção”, contou.
O artista de rua Bruno Henzo Cabral Meireles, que residia na comunidade Santa Clara e atualmente vive no bairro Ernesto Geisel, também recebeu sua escritura. “Cada chuva era um momento de medo, sem saber se a barreira ia ceder ou se tudo ia alagar. Hoje temos tranquilidade para dormir e a oportunidade de sonhar novamente”, relatou.
Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
Siga o Poder Paraíba no Instagram.


