Em evento com Guga Pet, Cícero Lucena fala para profissionais e estudantes de Medicina Veterinária como João Pessoa se tornou referência em políticas Pet
Cicero Lucena foi um dos palestrantes do Simpovet, ao lado do vereador Guga PetFoto: Sérgio Lucena

Durante o Simpovet, evento dedicado a profissionais e estudantes da área veterinária, realizado neste sábado (8), no auditório da Uniesp, o prefeito Cícero Lucena apresentou as políticas públicas que fizeram de João Pessoa uma referência para o Brasil na causa Pet. Em 2021, a Prefeitura iniciou o que hoje se transformou em uma rede de proteção animal, contando com a primeira Clínica e o primeiro Hospital Pet público, junto de programas como Castramóvel e Banco de Rações.

Segundo o prefeito, a decisão de transformar João Pessoa em um exemplo de cuidado e respeito com os animais nasceu no período pós-pandemia. “Quando voltei à vida pública, percebi a importância dos pets na vida das pessoas. Durante a pandemia, eles foram companheiros fundamentais, e entendi que esse vínculo precisava ser valorizado em todos os momentos da vida. Por isso, decidimos criar políticas públicas permanentes, que garantissem suporte e cuidado aos animais e às famílias que deles cuidam”, afirmou Cícero.

Cuidado e projeção

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, que administra o Hospital Pet e a Clínica Pet, em 2024, os dois equipamentos realizaram 116 mil procedimentos. A expectativa é que o ano de 2025 supere esse número, diante da demanda crescente da população na Capital, que antes não tinha esse cuidado de forma gratuita. Cícero Lucena disse que, hoje, a causa pet é toda a cadeia que envolve as várias atividades, está entre as três áreas de maior expansão na cidade, junto da construção civil e do turismo. O gestor projetou a criação de um novo hospital na cidade.

Cicero Lucena foi um dos palestrantes do Simpovet, ao lado do vereador Guga PetFoto: Sérgio Lucena

“A expansão dos serviços de saúde, incluindo a construção de um novo hospital em João Pessoa, motivada pelo crescimento da cidade e as dificuldades de acesso, demonstra o compromisso com a população, especialmente com aqueles de menor poder aquisitivo. A iniciativa de criar um banco de alimentação e garantir a regularidade da vacinação, somada às parcerias com o Castramóvel e o projeto itinerante nos bairros de João Pessoa, e a expansão para as cidades da Região Metropolitana, evidenciam a importância de gestores que compreendem e se dedicam às necessidades da comunidade”, afirmou o prefeito.

Veja também:

Referência para outras prefeituras

Durante o evento, Cícero esteve acompanhado do vereador Guga Pet, um dos principais defensores da causa animal na Câmara Municipal. Ele destacou o impacto das ações realizadas pela gestão. “Hoje, prefeitos de várias cidades do Brasil procuram João Pessoa para conhecer de perto a experiência que transformou nossa Capital em referência nacional. É motivo de orgulho e mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

Relato

A estudante e criadora Mátia Aparecida, participante do Simpovet, agradeceu ao prefeito pelo compromisso com a causa. “Os pets significam muito na vida das pessoas. Como estudante, criadora e tutora, eu vi de perto a transformação que João Pessoa passou. Hoje, a cidade é exemplo de cuidado e respeito com os animais, e isso nos inspira a seguir esse caminho”, declarou.

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.