A Prefeitura de João Pessoa segue avançando em diferentes frentes para o fortalecimento do Centro Histórico, atuando tanto no estímulo ao desenvolvimento econômico — por meio de iniciativas como o programa Viva o Centro, que concede isenção de tributos — quanto na ocupação cultural e na preservação do patrimônio histórico. Nesta quarta-feira (29), o prefeito Cícero Lucena assinou a ordem de serviço que autoriza a elaboração dos projetos de restauro da Igreja São Frei Pedro Gonçalves. A iniciativa será realizada em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Arquidiocese da Paraíba.
O conjunto histórico inclui a igreja e o Conventinho, imóvel já revitalizado pela Prefeitura e que ganhou nova finalidade, passando a abrigar ações educacionais, eventos e atividades culturais. Com a recuperação da igreja, a gestão municipal amplia as ações de valorização do Centro Histórico, fortalecendo o espaço como atrativo turístico e cultural. Durante a solenidade, realizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria, foi definido que uma equipe formada por representantes das secretarias de Planejamento (Seplan) e de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro), além da Arquidiocese e do Iphan, fará uma vistoria técnica no local na manhã desta sexta-feira (30), dando início aos estudos preliminares.
“É mais uma ação concreta voltada à viabilização do projeto de recuperação da Igreja São Frei Pedro Gonçalves. Representa um novo avanço da administração municipal no compromisso de resgatar e preservar o patrimônio histórico da cidade”, destacou o prefeito Cícero Lucena, que participou do ato ao lado do vice-prefeito Leo Bezerra.
Criada no ano passado, a Secretaria de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro) tem como missão desenvolver políticas específicas para a região central da Capital. Segundo o secretário da Pasta, Thiago Lucena, a iniciativa reforça a capacidade do Município de estabelecer parcerias estratégicas voltadas à preservação do patrimônio.
“O projeto envolve a atuação integrada da Seplan, com captação de recursos federais, além da colaboração do Iphan. Trata-se de um equipamento religioso de grande relevância histórica, datado de 1843, situado em um dos pontos mais emblemáticos da cidade, no Largo do Hotel Globo, juntamente com o Conventinho. Este é um passo importante para a restauração e para a consolidação de uma nova forma de gestão do Centro Histórico. Já percebemos uma retomada da confiança da população e um crescente interesse de investidores em aportar recursos na área”, afirmou Thiago Lucena.
O secretário de Planejamento, Airton Falcão, explicou que o trabalho será desenvolvido de forma gradual. “Inicialmente, será elaborado o projeto técnico de restauro, que irá identificar as intervenções necessárias, como pintura, recuperação de rebocos e acabamentos, sempre respeitando as normas do Iphan, do Fundo de Apoio à Educação e Pesquisa (Faep) e a legislação vigente. Somente após a finalização dessa etapa será possível planejar a execução das obras”, explicou.
Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
Siga o Poder Paraíba no Instagram.



