Cícero Lucena assinando o protocolo de intenções para a implantação da Casa Zero 83 - Fotos: Sérgio Lucena
Cícero Lucena assinando o protocolo de intenções para a implantação da Casa Zero 83 - Fotos: Sérgio Lucena

O prefeito Cícero Lucena assinou nesta segunda-feira (13) o protocolo de intenções para a implantação da Casa Zero 83, projeto que visa impulsionar a economia criativa no Centro Histórico de João Pessoa, fomentando arte, cultura, gastronomia e comércio local. A iniciativa contará com a participação de diversas secretarias municipais, tanto no atendimento à população quanto na realização de eventos relacionados ao setor criativo.

O projeto é inspirado na Casa Zero 81, de Recife, que atua com função semelhante, e já teve desdobramentos em São Paulo. Durante a assinatura, o CEO do projeto pernambucano, Fábio Silva, esteve presente ao lado do prefeito para alinhar as ações. A ideia é que João Pessoa receba consultoria especializada para implementar o projeto em um imóvel ainda em mapeamento pela prefeitura, localizado no Centro Histórico.

“Estamos entusiasmados em trazer a experiência desenvolvida em Recife, expandida para São Paulo e agora, coincidentemente, para João Pessoa, terceira cidade a receber o projeto, com o número 083. Nosso objetivo é mobilizar todos que possam contribuir. A prefeitura estará totalmente engajada, oferecendo todo o suporte necessário”, disse o prefeito, acompanhado do vice-prefeito Leo Bezerra.

O encontro contou com representantes da CDL, Fecomércio, Farol do Desenvolvimento e secretarias municipais como Sedest, Sedes, Sedhuc e a Inovacentro, criada este ano para promover ações de preservação, revitalização e inovação no Centro Histórico.

O secretário da Inovacentro, Thiago Lucena, detalhou o projeto e destacou que a colaboração entre poder público, iniciativa privada e terceiro setor será essencial. Ele ressaltou que o imóvel a ser escolhido deve ter relevância histórica, possibilitando a revitalização e restauração do espaço para receber as atividades da Casa Zero 83.

Mesmo sem imóvel definido, o CEO da Casa Zero 81 adiantou que os trabalhos já começaram em três frentes. A primeira consiste em organizar uma reunião com todas as iniciativas sociais da cidade, incluindo organizações de solidariedade, projetos de geração de renda, programas de qualificação profissional e empresas, para criar um mapa das organizações interessadas em atuar no Centro Histórico.

“Queremos promover colaboração intensiva, identificando talentos e explorando oportunidades para expandir os serviços existentes na região. Em seguida, vamos engajar o empresariado local e, por fim, realizar uma reunião conjunta com setor social e empresarial para garantir o sucesso do projeto”, explicou Fábio Silva.

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.