Capitã Rebeca contesta revogação de portaria e diz que argumento do secretário João Almeida 'não se sustenta': "Nada me impede de ir para a rua com a guarda"
Capitã Rebeca: "Não existe lei nenhuma que me proíba de exercer as atribuições de coordenação e fiscalização da guarda" - Foto: Reprodução / Redes Sociais

A Capitã Rebeca se pronunciou na noite desta quinta-feira (8) sobre a portaria que revogou sua atuação na coordenação das fiscalizações da Guarda Civil Municipal de João Pessoa. Em vídeo publicado nas redes sociais, ela afirmou que a justificativa apresentada pelo secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania, João Almeida, não tem respaldo legal.

Segundo Rebeca, não existe qualquer impedimento jurídico que a proíba de exercer funções de coordenação e fiscalização da Guarda, tampouco de atuar nas ruas ao lado da tropa.

“O que eu posso afirmar é que o argumento utilizado pelo secretário nas entrevistas que ele concedeu até agora não se sustenta. Não existe lei nenhuma que me proíba de exercer as atribuições de coordenação e fiscalização da guarda. Nada me impede de ir para a rua com a guarda”, declarou.

João Almeida explicou, em entrevistas e em vídeo publicado nas redes sociais, que a portaria revogada seria “irregular” por, segundo ele, “atropelar” as atribuições do comandante da Guarda Civil Municipal, o que resultava na presença da Capitã Rebeca comandando diretamente as operações nas ruas.

Ainda no pronunciamento, Rebeca afirmou que optou por manter silêncio nos primeiros dias por não ter recebido qualquer comunicação ou explicação oficial sobre a decisão administrativa.

Nos bastidores, ações recentes conduzidas por Rebeca — como operações de desmanche de pontos de uso de drogas e de encontros sexuais em área de mata próxima ao Farol do Cabo Branco — que tiveram ampla repercussão nas redes sociais, são apontadas como possíveis fatores que contribuíram para a revogação da portaria.

Veja também:

➕ Secretário afirma que revogação de portaria envolvendo Capitã Rebeca foi “correção jurídica” por invadir atribuições da Guarda

➕“Tentando entender o que aconteceu”, diz Capitã Rebeca após ter função de fiscalização retirada na GCM

➕Secretário revoga portaria e retira de Capitã Rebeca controle dos plantões e da fiscalização da Guarda Civil em João Pessoa

➕Revogação de portaria que retirou Capitã Rebeca da fiscalização da GCM foi decisão unilateral de João Almeida, sem comunicação prévia a Cícero Lucena

 

Confira o vídeo da Capitã Rebeca: