Campanha teve como foco principal público presente no São João Multicultural - Foto: Divulgação Secfom-JP
Campanha teve como foco principal público presente no São João Multicultural - Foto: Divulgação Secfom-JP

Buscando conscientizar a população pessoense e todos aqueles que estavam presentes durante os quatro dias de festa do São João Multicultural realizado no Parque Sólon de Lucena, a Prefeitura Municipal de João Pessoa realizou a campanha ‘Não é Não no São João’. Idealizada pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), a campanha distribuiu material educativo ao público.  

As equipes também sensibilizaram a população sobre os diferentes tipos de assédio, como identificá-los e denunciá-los junto aos órgãos competentes. Em João Pessoa, a campanha foi realizada pelo segundo ano consecutivo durante o período junino, mas a secretária Nena Martins lembra que o trabalho para prevenir crimes contra as mulheres acontece o ano inteiro. 

“O objetivo é coibir qualquer tipo de assédio, de importunação, seja nos transportes públicos, nas festas juninas ou em qualquer outro lugar. O número de mulheres violentadas tem aumentado muito, como atesta o Instituto Cândida Vargas, que recebe essas vítimas. Então, nossa campanha serve como um pedido de alerta às autoridades, como um pedido de reforço para proteger essas mulheres e para que esse tipo de assédio não aconteça nunca”, destacou Nena Martins. 

Em casos de assédio, importunação sexual ou crimes contra a mulher, ela mesma pode fazer a denúncia ou quem presenciar esses tipos de crimes por meio de diversos números: 190, da Polícia Militar; 197, da Polícia Civil; 180, do Centro de Atendimento à Mulher; além do 153, da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.