A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, na manhã desta terça-feira (25), a Medida Provisória enviada pelo prefeito Cícero Lucena (MDB) que regulamenta o serviço de Zona Azul na capital pelos próximos 30 anos.
A MP recebeu alterações durante a votação, entre elas a criação da chamada “Zona Branca”, que garante isenção da taxa de estacionamento em nove ruas, e a inclusão de um período de tolerância destinado a motoboys e motoristas de aplicativo nos pontos de estacionamento rotativo.
A matéria foi aprovada apesar da resistência de alguns parlamentares: votaram contra Jailma Carvalho (PSB), Marcos Henriques (PT) e Fábio Carneiro (SD). Carlão Pelo Bem (PL) optou por se abster.
Zona Branca
A proposta da Zona Branca foi apresentada pelo vereador Marcos Henriques (PT) e prevê gratuidade na Zona Azul em nove vias da cidade, a fim de beneficiar trabalhadores do comércio local e servidores que atuam na região.
As ruas contempladas são:
-
Avenida Cinco de Agosto
-
Rua Gama e Melo
-
Rua da Areia
-
Rua Maciel Pinheiro
-
Rua Barão do Triunfo
-
Rua Desembargador José Peregrino
-
Rua João Luís Ribeiro de Moraes
-
Rua Monsenhor Sabino
-
Rua Francisca Moura
“Esses trechos concentram pequenos estabelecimentos comerciais. As categorias precisam desse suporte para estacionar. Espero que o prefeito sancione”, comentou o vereador.
Outra mudança incorporada foi a concessão de até 20 minutos de tolerância para motoboys e motoristas por aplicativo nas áreas de estacionamento rotativo. A emenda é de autoria do vereador Guguinha Moov Jampa (PSD) e visa dar mais agilidade às operações de carga e descarga.
O vereador Marcílio do HBE (Republicanos), atualmente licenciado da Semob-JP, adiantou que está sendo desenvolvido um sistema que permitirá aos motoristas profissionais usufruir de uma hora gratuita. “Será criada uma plataforma para que o trabalhador possa se cadastrar e evitar prejuízos com o serviço”, explicou.
➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.

